Inicio

Vídeos mostram intensidade de tremores registrados em Frutal; Defesa Civil faz vistorias na cidade

Os tremores de terra foram registrados na manhã desta terça-feira (18) e assustou a população de Frutal

, em Uberlândia

18/06/2024 ÀS 17H18

- Atualizado Há 2 semanas atrás

A Defesa Civil de Frutal está fazendo visitas em endereços da cidade desde a manhã desta terça-feira (18), após o registro de dois tremores de terra no município. Até o momento, segundo o órgão municipal, não há registro de feridos ou de danos estruturais graves em imóveis.

Os abalos sísmicos duraram poucos segundos e tiveram um intervalo de onze minutos entre eles. A população de Frutal estranhou e ficou assustada com os acontecimentos. Algumas imagens, postadas em redes sociais, registradas por câmeras de segurança de imóveis e até propriedades rurais mostram a intensidade dos tremores.

Zonas urbana e rural de Frutal afetadas

Neste vídeo, a câmera de segurança de uma empresa da cidade registrou o tremor e ainda capturou o áudio do movimento do portão de ferro. O relógio marcava 10h08 minutos, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o momento que o primeiro abalo sísmico aconteceu. Foi o mais forte já registrado em Frutal, com 4.0 de magnitude.

O segundo tremor aconteceu às 10h19, horário de Brasília, e teve magnitude de 3.2. Em nota, a análise do Centro de Sismologia da USP apontou que ambos abalos são considerados rasos, “muito pouco provável que eles venham ocasionar problemas maiores”.

Mas para quem viveu os tremores, a sensação foi susto e insegurança. O abalo foi sentido até mesmo na zona rural de Frutal. Na imagem abaixo, os cães da propriedade notam a movimentação da terra e correm assustados.

Neste outro vídeo, em uma propriedade rural, as vacas parecem ficar exaltadas assim que sentem o tremor. Assista:

Na internet, a população da cidade reagiu aos acontecimentos. Há relatos de que os tremores também foram sentidos em outros municípios próximos.

Postagem de um usuário falando que sentiu o abalo sísmico em outro município
Moradores de outros municípios próximos à Frutal relataram também ter sentido os tremores – Foto: publicação X

Comuns e sem gravidade

Alguns moradores mais antigos de Frutal não viveram uma situação inédita nesta terça-feira. O Centro de Sismologia da USP informou que, desde 2015, 22 tremores foram registrados na região do município. Desde 2023, uma sequência de abalos sísmicos têm acontecido, sempre com magnitude menores que 3.

A nota do Centro de Simologia da USP ainda informa que na maioria das vezes os tremores têm causas naturais e acontecem devido pressões geológicas. Isso causa uma movimentação repentina ou alguma falha na crosta terrestre, resultando no tremor sentido pelos moradores.

Diante dos constantes registros, o coordenador da Defesa Civil de Frutal deixa algumas orientações aos moradores em caso de novos tremores. “A recomendação é manter a calma e, se possível, saia do imóvel e vá para uma área aberta. Não corra por escadas, desligar gás e energia também é recomendável”.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!