Inicio

Vacinação contra poliomielite em Uberlândia é prorrogada com ponto extra no Terminal Central

Campanha estadual de vacinação contra poliomielite foi estendida até o final do mês em Minas Gerais

14/06/2024 ÀS 18H01

- Atualizado Há 3 semanas atrás

A vacinação contra poliomielite em Uberlândia se encerraria nesta sexta-feira (14), mas foi prorrogada até o final do mês.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a campanha de imunização segue normalmente nas 74 salas de vacina do município e no ponto extra disponibilizado no Terminal Central.
Campanha de vacinação contra a poliomielite em Uberlândia
Campanha contra a poliomielite terá ação especial neste sábado com ponto extra no Terminal Central – Foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação
Neste sábado (15), as equipes de imunização estarão atendendo a população no 2º piso do Terminal Central, na entrada que fica próxima à avenida João Naves de Ávila. O horário é das 8h às 17h.
Além disso, os pais e responsáveis legais das crianças podem garantir a vacinação contra poliomielite, de segunda a sexta, nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), a depender do horário de expediente das unidades, que pode ser consultado no portal da Prefeitura de Uberlândia.

Vacinação contra poliomielite estendida em todo o estado

A ampliação da campanha de vacinação contra poliomielite foi anunciada hoje, em todo o estado, pelo governo de Minas Gerais. Com isso, as ações especiais seguem até o dia 30 de junho. O objetivo do Estado é conseguir atingir a meta de imunizar 95% do público-alvo, que totalizam 826.581 crianças mineiras, menores de 5 anos.
×

Leia Mais

De janeiro a março, estavam imunizadas apenas 81,97% de crianças com um ano de idade. A vacina faz parte do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI), é gratuita e está disponível durante o ano todo.

Vale lembrar que as crianças menores de 1 ano de idade deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário, com três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administrada via intramuscular.

A campanha de vacinação contra a poliomielite, no entanto, prioriza as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina oral poliomielite (VOP) é aplicada desde que o público já tenha recebido o esquema primário com a VIP.
Campanha de vacinação contra a poliomielite em Uberlândia
Meta do governo é alcançar 95% do público-alvo até o fim de junho – Foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação

Poliomielite

A poliomielite, conhecida como paralisia infantil, é uma doença altamente infecciosa, causada pelo poliovírus, que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total em questão de horas.
O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, principalmente por meio da via fecal-oral ou, menos frequentemente, por um veículo comum (por exemplo, água ou alimentos contaminados) e se multiplica no intestino.
O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989. O país foi certificado livre do poliovírus em 1994. Mas, em 2023, voltou a ser classificado como de alto risco para reintrodução do vírus.
A imunização é a única forma de prevenir a doença que pode causar a paralisia infantil.
Campanha de vacinação contra a poliomielite em Uberlândia
Podem receber a dose oral crianças de 1 a 4 anos que tenham tomado o ciclo de doses da VOP – Foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!