Eleições Municipais: urnas eletrônicas começam a ser enviadas para os municípios mineiros

Mais de 48 mil urnas eletrônicas serão enviadas para as zonas eleitorais até o fim de agosto

06/08/2024 ÀS 17H05
- Atualizado Há 1 mês atrás

A dois meses do primeiro turno das Eleições 2024, o trabalho de envio das urnas eletrônicas já começou.

Essa etapa de organização começou no dia 1° de agosto e segue até o dia 30. Os 95 caminhões vão percorrer mais de 71 mil quilômetros nas estradas de Minas Gerais.

MAIS! Eleições 2024: qual a cidade com menor número de eleitores em Minas Gerais e quem são os candidatos?

Os 95 caminhões vão percorrer mais de 71 mil quilômetros – Foto: TRE-MG

Neste ano, o transporte das urnas eletrônicas está sendo feito por caminhões dos Correios. Para que os equipamentos cheguem em segurança, os veículos são trancados e lacrados.

Os caminhões também contam com rastreadores e o deslocamento é monitorado pela Polícia Militar Rodoviária (PMR) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ao chegar ao destino, funcionários de uma agência local dos Correios são mobilizados para ajudar a descarregar as urnas eletrônicas.

Os veículos com as urnas eletrônicas são trancados e lacrados – Foto: TRE-MG

Os equipamentos são armazenados em local definido pelo chefe de cartório e pelo juiz de cada zona eleitoral. Esses ambientes possuem vigilância da PM.

As mais de 54 mil urnas do TRE-MG ficam armazenadas em um galpão em Belo Horizonte. Antes das eleições, os equipamentos que serão usados são enviados para as sedes de 282 zonas eleitorais, que abrangem 851 municípios.

Urnas eletrônicas: como funcionam?

A urna eletrônica é um microcomputador de uso específico para eleições. Dois terminais compõem o equipamento: o terminal do mesário, onde o eleitor é identificado e autorizado a votar, e o terminal do eleitor, onde o voto é registrado numericamente.

As urnas eletrônicas (formato PDF) somente gravam a indicação de que o eleitor já votou. Pelo embaralhamento interno e outros mecanismos de segurança, não há nenhuma possibilidade de se verificar quais candidatos foram votados.

As urnas eletrônicas possuem dois terminais – Foto: TV Paranaíba/reprodução

O terminal do eleitor possui um teclado numérico, usado para registrar o voto, e uma tela de cristal líquido, onde aparecem as mensagens que orientam o eleitor para o registro de seu voto.

Para auxiliar o mesário, três pequenos sinais visuais informam se o terminal está disponível para o eleitor, se o voto já foi completado e se a urna eletrônica está funcionando ligada à corrente elétrica ou à bateria interna.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!