Fim da greve na UFU: Consun decide pelo retorno das aulas de graduação para o dia 5 de agosto

A decisão foi deliberada na tarde desta quarta-feira (10), após consulta e votação entre seus membros

Kauê Altrão e Matheus Nogueira
, em Uberlândia
10/07/2024 ÀS 17H01
- Atualizado Há 2 meses atrás

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou uma reunião extraordinária na tarde desta quarta-feira (10), para discutir uma data para o reinício das aulas nos campi da instituição.

Após deliberação, ficou decidido que as aulas de graduação retornarão no dia 5 de agosto, com 94 votos a favor dessa data. Foram contabilizados 49 votos para o retorno no dia 12 de agosto.

Regularização do calendário acadêmico ainda será discutida pela UFU nos próximos dias
Regularização do calendário acadêmico é discutida pela UFU – Foto: TV Paranaíba/ Reprodução

As aulas estavam suspensas há 27 dias, devido à greve dos docentes e técnicos-administrativos em educação (TAEs) das instituições federais de ensino superior.

O Consun considerou a suspensão das aulas a melhor opção para evitar possíveis danos ao ensino dos discentes, decisão também reconhecida como legítima pelo Ministério Público Federal (MPF).

Após diversas reuniões, ambas as classes optaram pelo encerramento da greve nacional. O acordo foi formalizado pelos sindicatos nacionais no dia 27 de junho, passando a decisão sobre a recomposição das aulas para cada universidade.

×

Leia Mais

Mesmo após 13 dias da decisão pelo fim, a discussão ainda estava pendente em âmbito local, pois a UFU precisava formalizar acordos com as classes localmente.

A Seção Sindical dos Docentes da Universidade (Adufu) votou, na última terça-feira (2), pelo encerramento da greve e pela retomada das atividades dos docentes nessa segunda-feira (8).

No mesmo dia (8), o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos (Sitnet) também votou pelo encerramento da greve e pela retomada das atividades dos profissionais na terça-feira (9), permitindo o início da discussão do novo calendário.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!