Una: a nova plataforma que pretende facilitar a vida dos trabalhadores brasileiros
Ferramenta do Governo unificará RAIS, CTPS, CAGED e outros serviços, permitindo atendimento online e mais rápido
Uma plataforma unificada de atendimento (Una), do Ministério do Trabalho e Emprego, será disponibilizada aos trabalhadores brasileiros ainda no primeiro semestre de 2025. O projeto tem a finalidade de facilitar o acesso aos serviços prestados pelas superintendências, gerências e agências regionais do Trabalho e Emprego.

Una está na fase de testes
Na próxima quarta-feira (11), um projeto-piloto da Una será iniciado no estado do Rio de Janeiro, onde os cidadãos poderão solicitar atendimento por meio da plataforma.
Os serviços que estarão disponíveis para os cidadãos na plataforma são: a solicitação da relação anual de informações sociais (RAIS), o agendamento e o esclarecimento de dúvidas sobre Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de solicitações sobre o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Também estão previstos o agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre abono salarial, registro profissional e o agendamento do seguro desemprego.

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Una trará mais rapidez e segurança
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o objetivo principal é que as solicitações sejam atendidas de forma mais rápida e segura. Para isso, será oferecido um conjunto de funcionalidades para o gerenciamento de serviços de atendimento presencial ou remoto. A plataforma possibilitará o envio de documentos digitalizados, além de acompanhar ou remarcar agendamentos.
A Una oferecerá também ao Ministério do Trabalho e Emprego maior controle e segurança no atendimento, uma vez que os protocolos serão autenticados na plataforma Gov.br, e integrará processos eletrônicos e a execução de tarefas.
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