Uberlândia Esporte Clube: a paixão que move uma cidade

Fundado em 1922, o Verdão disputará a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025

12/08/2024 ÀS 19H46
- Atualizado Há 1 mês atrás

O Uberlândia Esporte Clube (UEC) foi fundado em 1922, em um período em que o município de Uberlândia ainda era conhecido como Uberabinha. A história do clube começou com Gil Alves dos Santos, que, junto a membros do Partido Republicano Mineiro, se reuniu na Vila Operária para criar um novo time de futebol. Gil Alves “cedeu” um terreno por um valor simbólico, onde, anos mais tarde, seria construído o Estádio Juca Ribeiro.

×

Leia Mais

Assim, em 1º de novembro de 1922, o Uberabinha Sport Clube foi oficialmente fundado. Pouco tempo depois, tanto a cidade quanto o clube mudaram seus nomes, resultando no atual Uberlândia Esporte Clube.

Uberlândia Esporte Clube, o “Verdão”

Conhecido como “Verdão”, o Uberlândia Esporte Clube foi o primeiro time do interior de Minas Gerais a conquistar um título nacional. Em 1984, a equipe mineira sagrou-se campeã da extinta Taça de Prata ao derrotar o Remo na final. Esse campeonato foi, anos mais tarde, reconhecido como a Série B do Campeonato Brasileiro da época.

Estádio Parque do Sabiá, que o Uberlândia Esporte Clube manda seus jogos
O Uberlândia Esporte Clube manda seus jogos no estádio Parque do Sabiá – Foto: Reprodução/TV Paranaíba

Atualmente, o Verdão manda seus jogos no Estádio Parque do Sabiá, que possui capacidade para 60.000 torcedores e pertence à prefeitura de Uberlândia.

Em termos de rivalidade, o maior adversário do UEC é o Uberaba Sport Club, com quem disputa o “Clássico do Triângulo”, nome que faz referência à localização geográfica das duas equipes no estado de Minas Gerais.

Os principais troféus da galeria do Uberlândia Esporte Clube incluem:

  • 1x Campeão Brasileiro da Série B (1984)
  • 5x Campeão Mineiro do Interior (1968, 1970, 1979, 1983 e 1986)
  • 2x Campeão do Campeonato Mineiro – Módulo II (1999 e 2015)
  • 1x Campeão da Taça Minas Gerais (2003)
  • 1x Campeão da Taça Inconfidência (2020)

Vários nomes importantes do futebol brasileiro já vestiram a camisa do UEC, como Batista (medalhista de prata com o Brasil nas Olimpíadas), Zecão, Dirceu Lopes, Vivinho, Éder Luís, Euller e Bruno Henrique.

Apesar de enfrentar crises internas e problemas judiciais, o Uberlândia Esporte Clube está classificado para disputar o Campeonato Brasileiro Série D de 2025, mantendo-se ativo e presente no cenário do futebol nacional.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!