Uberlândia faz história nas Paralimpíadas de Paris com 15 medalhas e desempenho de ouro

Cidade mineira soma 4 ouros, 4 pratas e 7 bronzes, além de um recorde paralímpico

09/09/2024 ÀS 15H46
- Atualizado Há 1 semana atrás

Uberlândia foi responsável por 15 das 89 medalhas conquistadas pelo Brasil nas Paralimpíadas de Paris 2024, encerradas neste domingo (8).

Os paratletas da cidade mineira, integrantes das equipes formadas pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) em parceria com o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e o Praia Clube, trouxeram para casa 4 medalhas de ouro, 4 de prata e 7 de bronze, além de um recorde paralímpico.

Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

O destaque entre os paratletas uberlandenses ficou por conta da halterofilista Tayana Medeiros, que conquistou a medalha de ouro na categoria “Até 86 kg” ao levantar 156 kg, estabelecendo um novo recorde paralímpico. Outro grande desempenho veio de Lara Lima, que garantiu o bronze na categoria “Até 41 kg” ao erguer 109 kg.

“Mais uma vez nossos paratletas mostraram ao mundo a força do paradesporto uberlandense, com a conquista de medalhas, além de boas colocações em todas as provas disputadas. Isso é consequência de um trabalho sério e dedicado desenvolvido diariamente pela Prefeitura de Uberlândia e seus parceiros”, afirmou Edson Zanatta, diretor-geral da Futel.

Tayana Medeiros, de Uberlândia
Tayana Medeiros estabeleceu o recorde paralímpico – Foto: Divulgação/Futel

Na modalidade de halterofilismo, a cidade também foi representada por Mateus Assis, que ficou em 5º lugar na categoria “Até 107 kg” ao levantar 212 kg, e Caroline Fernandes, que terminou em 7º na categoria “Até 79 kg” ao levantar 128 kg. A equipe contou ainda com a orientação do treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O desempenho de Uberlândia se estendeu a outras modalidades. Na bocha, o paratleta Mateus Carvalho, ao lado do assistente esportivo Oscar Carvalho e sob o comando do treinador Glênio Fernandes, chegou às quartas de final na disputa por pares. No atletismo, Rodrigo Parreira garantiu o 6º lugar no salto em distância, com a marca de 5,60 metros.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!