Uberaba prepara urnas eletrônicas para o 2º turno

Estado de Minas Gerais terá apenas dois municípios na disputa do segundo turno

17/10/2024 ÀS 18H00
- Atualizado Há 3 horas atrás

Em 2024, no estado de Minas Gerais, apenas duas cidades terão segundo turno: a capital mineira Belo Horizonte e o município de Uberaba. As urnas que serão usadas no dia 27 de outubro, chegaram em Uberaba no dia último dia 15.  

Processo de carga em Uberaba inclui inserir dados e testar o funcionamento das urnas
Processo de carga inclui inserir dados e testar o funcionamento das urnas – Crédito: TRE-MG

Já a carga dos equipamentos com as mídias dos candidatos, teve início na manhã desta quinta-feira (17), por volta das 8 horas, e segue até o dia 20 em Uberaba. O processo de carga dos equipamentos, inclui inserir os dados dos candidatos a prefeito e testar o funcionamento das urnas.  

Elisa Araújo (PSD) e Tony Carlos (MDB) foram os candidatos mais votados no primeiro turno da eleição para prefeitura de Uberaba. Com a contagem dos votos, a candidata Elisa Araújo conquistou 46,36% dos votos válidos, enquanto Tony Carlos alcançou 28,09% (totalizando 76.409 e 46.294 votos, respectivamente).  

Elisa Araújo e Tony Carlos são os candidatos ao segundo turno em Uberaba
Elisa Araújo e Tony Carlos são os candidatos ao segundo turno em Uberaba – Crédito: Reprodução

O segundo turno acontece apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores e, somente se nenhum dos candidatos à prefeitura alcançar mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. Atualmente, Uberaba é dividida em 3 zonas eleitorais: a zona 276 com 62 urnas, 33 seções e 29 contingências; a zona 326 com 67 urnas, 48 seções e 19 contingências; e a zona 347 com 65 urnas, 45 seções e 20 contingências.  

📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Belo Horizonte também está se preparando 

As zonas eleitorais de Belo Horizonte também começaram a preparar as urnas eletrônicas para o segundo turno das Eleições 2024. O procedimento de carga das urnas começou no dia 15 e segue até o dia 20. 

São 5.034 equipamentos, sendo 4.764 para uso efetivo nas seções eleitorais. Outras 270 urnas eletrônicas ficam de reserva, para o caso de ser necessário substituir algum equipamento que apresente problemas de funcionamento ao longo do dia de votação.

A capital mineira e Uberaba disputam o segundo turno nas eleições municipais de 2024
BH também realiza 2º turno das eleições municipais no próximo dia 27 – Crédito: Freepik

 O sistema de votação e os dados das eleitoras e eleitores, inseridos nas urnas para o 1º turno, permanecem nos equipamentos e não precisam ser substituídos. Para o 2º turno, são inseridos os dados das duas chapas que concorrem à Prefeitura da capital e uma nova mídia de resultados, onde serão gravados os votos registrados em cada urna eletrônicas. 

Acompanhe as últimas notícias sobre as Eleições 2024!

Após a carga, são feitos testes de funcionamento: teclado, vídeo, áudio, impressora e sistemas. Algumas urnas são selecionadas para serem submetidas a uma votação simulada, com os candidatos reais. É uma auditoria para checar que tudo está funcionando direitinho. 

Os servidores e técnicos de apoio também conferem todos os lacres das urnas. São eles que permitem checar, no dia da votação, que os equipamentos não foram violados. Todo esse procedimento é acompanhado por diversas entidades fiscalizadoras, como o Ministério Público, partidos políticos e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

 

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!