Trump exige compromisso do Brics para manter o Dólar como moeda global
Ex-presidente dos EUA exigiu comprometimento com a moeda americana e caso países apoiem outra moeda, sofreram com tarifas de 100%
Neste sábado (30) ex-presidente dos EUA, Donald Trump, exigiu que os países do Brics se comprometam a não criar ou apoiar uma nova moeda para substituir o dólar americano. O americano ameaçou impor tarifas de 100% e excluir esses países do comércio com os EUA caso desrespeitem a condição.
➡️ Acompanhe as últimas notícias da região

Em publicação no Truth Social, ele afirmou: “Se não se comprometerem a não substituir o dólar, terão que dizer adeus ao comércio com os EUA”. Ele também ressaltou que qualquer tentativa de substituir o dólar seria inútil, dizendo: “Eles podem procurar outro ‘otário’.”
O Brics, originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, ampliou-se este ano com a inclusão de Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Apesar da declaração de Trump, o governo brasileiro e o Ministério das Relações Exteriores não se pronunciaram. A proposta de reduzir a dependência do dólar, defendida pelo presidente Lula, tem ganhado força, com o Brasil propondo sistemas de pagamentos em moedas locais e a ampliação das operações do Novo Banco de Desenvolvimento.