Inicio

Teste de evacuação nas proximidades da usina hidrelétrica mobiliza população de Nova Ponte

Treinamento promovido pela Cemig visa destacar rotas de fuga na região em caso de rompimento da barragem nesta quinta-feira (4)

03/07/2024 ÀS 09H38

- Atualizado Há 4 dias atrás

A Cemig realiza, nesta quinta-feira (4), em Nova Ponte, a partir das 10h, uma simulação que tem o objetivo de capacitar a população para eventos extremos próximos da usina hidrelétrica e sobre a utilização do Dispositivo Individual de Notificação (DIN).

O DIN funciona como um alerta sonoro e pode ser acionado a partir do aumento das chuvas e risco de alagamento. O equipamento é disponibilizado pela Cemig e instalado nas residências, comércios ou empresas localizadas em áreas próximas. Em caso de acionamento, a população deve deixar a residência e seguir os procedimentos do Plano de Ação de Emergência (PAE).

O simulado contará com a participação de até 160 moradores e 85 trabalhadores locais das proximidades da unidade de geração de energia.

Representantes da Defesa Civil (municipal e estadual) e do Corpo de Bombeiros também estarão presentes.

Teste tem objetivo de destacar rotas de fuga na região em caso de rompimento da barragem
A Usina Hidrelétrica Nova Ponte está localizada no rio Araguari. – Foto: Cemig

Neste ano, a Cemig fez o cadastramento da população na Zona de Autossalvamento (ZAS) na região próxima à Usina Hidrelétrica Nova Ponte.

O procedimento é semelhante ao realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante o período do censo demográfico e tem o objetivo de identificar moradores e comerciantes da região.

O gerente de Planejamento Energético da Cemig, Ivan Carneiro, explica que “as ZAS são as áreas que podem ser afetadas em um curto intervalo de tempo caso aconteça uma situação de emergência com a estrutura e que se localizam a menos de 10 km de distância das barragens ou a 30 minutos de distância da chegada da onda de inundação.”

Ele ainda destaca que a barragem da Usina Hidrelétrica Nova Ponte está segura e não há nenhum risco para a população.

O Plano de Ação de Emergência (PAE) foi criado para que a população e a Defesa Civil possam ser preparadas e tenham uma rotina preventiva de segurança, caso haja uma situação extrema de emergência.

Ele atende à Lei Federal nº 12.334/2010, que determina que as empresas de geração de energia devem elaborar, implementar e operacionalizar o documento, estabelecido pela Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

Ainda neste ano, a Cemig realizará mais seis simulados com comunidades próximas de usinas do seu parque gerador.

A concessionária de energia possui 18 PAEs, abrangendo usinas de maior e menor porte, e conforme determina a legislação vigente, as informações sobre os PAEs da Cemig podem ser consultadas no site da companhia.

×

Leia Mais

Usina Hidrelétrica Nova Ponte

Com 510 MW de potência instalada distribuída pelas suas três unidades geradoras, a Usina Hidrelétrica Nova Ponte está localizada no rio Araguari e iniciou as operações em 1994.

Composta por barramento de terra, enrocamento com núcleo de argila, a barragem da UHE Nova Ponte possui cerca de 1.620 m de comprimento de crista e 142 m de altura máxima. Seu reservatório tem cerca de 443 km² de área inundada e capacidade máxima de acumulação de 13.115 hm³.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!