Terremoto no Chile: tremores são sentidos em Uberlândia e moradores evacuam prédio

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram chamados em bairros no setor leste da cidade, na noite desta quinta-feira (18), após o terremoto no Chile ser registrado

19/07/2024 ÀS 06H17
- Atualizado Há 2 meses atrás

Os impactos do terremoto no Chile, de magnitude 7.4 na Escala Richter, foram sentidos em Uberlândia na noite desta quinta-feira (18), por volta 23h. De acordo com a Defesa Civil, moradores de um prédio no bairro Tibery chegaram a evacuar o condomínio após sentirem os tremores.

Outros residenciais em bairros como Santa Mônica e Segismundo Pereira também sentiram tremores por cerca de três minutos.

Moradores de prédio na rua Guatemala ainda não sabiam do terromoto no Chile e evacuaram local por segurança – Foto: CBMMG

Na rua Lourdes de Carvalho, no bairro Segismundo Pereira, moradores de um edifício também acionaram os órgãos de segurança da cidade. No local, a síndica relatou que foi sentido um tremor intenso por cerca de três minutos.

Segundo os moradores, eles ouviram estalos altos e fora do comum, por isso se assustaram. Após avaliação, não foi detectado nenhum dano estrutural, como rachaduras ou trincas.

Prédio evacuado em Uberlândia
Prédio no bairro Tibery foi evacuado pelos próprios moradores durante o tremor – Foto: Carolina Barros/TV Paranaíba

Em um prédio na rua Guatemala, no bairro tibery, os moradores se assustaram com o tremor e, rapidamente, se organizaram para poder evacuar o local em segurança e acionar os militares.

“Eles tomaram a iniciativa preventiva correta de auto-segurança. Assim que sentiram os tremores nos apartamentos, evacuaram de forma organizada e abrigaram com segurança na rua, acionando os Bombeiros e a Defesa Civil para verificar o que estava ocorrendo no prédio, pois não tinham ainda conhecimento do terremoto no Chile os reflexos em cidades de São Paulo e no Triângulo Mineiro”, informou o coordenador da Defesa Civil, capitão João Batista Afonso.

Após a vistoria na edificação, não foi constatado nenhum dano estrutural. Os moradores então foram orientados a retornar para os apartamentos de forma segura.

Tremores de terra em Uberlândia no bairro Tibery; bombeiros usaram Drone
Bombeiros usaram drone para mapear eventual dano estrutural no prédio – Foto: CBMMG

Quatro ocorrências em Uberlândia

O 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Uberlândia informou que recebeu quatro chamados durante a noite. Segundo o sargento Rodrigo Mourão, a primeira equipe foi acionada por volta das 23h no bairro Tibery, onde houve a evacuação.

“Utilizamos o drone para ver se a gente não encontrava nenhuma rachadura considerável na edificação e, durante a verificação, recebemos a informação de que houve o terremoto no Chile, com esse reflexo em São Paulo e mais aqui em Uberlândia, em mais três locais diferentes”, relatou o sargento.

Os chamados recebidos pelo Centro de Operações (Cobom) dos Bombeiros foram nos bairros Santa Mônica, Segismundo Pereira e Tubalina.

×

Leia Mais

Terremoto no Chile teve reflexo em outras cidades

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) informou que recebeu centenas de tremor por volta das 23h. Segundo os sismólogos, o episódio está relacionado ao tremor ocorrido no norte do Chile próximo à fronteira com a Argentina, com magnitude 7.4 e profundidade aproximada 115km.

Diversas cidades em São Paulo também relataram abalos sísmicos logo após o terremoto no Chile ter sido notificado. No entanto, até o início da manhã, não foram relatados novos tremores em Uberlândia e Minas Gerais.

Centro de Sismologia terremoto no Chile em Uberlândia
Centro de Sismologia  da USP ainda não recebeu relatos de abalos sísmicos em Minas, nas últimas horas, em decorrência do terremoto no Chile – Foto: Reprodução

Por outro lado, na rede social X, alguns moradores relataram o episódio entre a noite e madrugada desta sexta. Veja alguns comentários:

Nota técnica da UFU

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) emitiu, ainda na madrugada desta sexta-feira (19), uma nota técnica esclarecendo sobre a ocorrência dos abalos sísmicos.

Assinado pelo professor e doutor em Geografia, Paulo Cezar Mendes, o comunicado confirmou que os tremores na cidade foram reflexos de abalos sísmicos ocorridos em países como o Chile (epicentro), Peru, Equador e Colômbia, cujos territórios abrangem parte da Cordilheira dos Andes, localizada na extremidade oeste da Placa Sul Americana.

Terremoto no Chile
Terremoto no Chile ocorreu durante a noite e houve tremores em outros países – Foto: U.S. Geological Survey

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!