Terremoto de magnitude 7,4 atinge o norte do Chile

Tremores foram sentidos em Uberlândia devido ao impacto do terremoto

19/07/2024 ÀS 08H22
- Atualizado Há 2 meses atrás

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a Antofagasta, no Chile, na noite desta quinta-feira (18), por volta das 22h50, no horário de Brasília.

O epicentro dos tremores aconteceu em uma região próxima ao deserto do Atacama, na fronteira com Bolívia e Argentina, que fica a 1.630 km da capital Santiago.

Segundo o Centro de Sismologia da USP, o terremoto teve profundidade aproximada de 115 km.

Terromoto atinge norte do Chile - Foto: U.S. Geological Survey
Terromoto atinge norte do Chile – Foto: U.S. Geological Survey

Alerta de tsunami foi descartado pelo serviço hidrográfico chileno, afirmando que o tremor não reúne condições necessárias para gerar ondas gigantes.

Gabriel Boric, o presidente do Chile, publicou na rede social X, que ocorreu um terremoto de média intensidade e que, até o momento, não havia informações de danos ou de pessoas feridas.

Presidente do Chile publicou na rede social X sobre o ocorrido - Foto: X/reprodução
Presidente do Chile publicou na rede social X sobre o ocorrido – Foto: X/reprodução

Ele também publicou que houve deslizamentos de terra em alguns locais e queda de energia. Boric afirmou que as equipes de socorro estavam se dirigindo ao local “para avaliação e tomada de medidas necessárias”.

Impactos do terremoto em Uberlândia

Os impactos do terremoto no Chile foram sentidos em Uberlândia na madrugada desta sexta-feira (19). Segundo a Defesa Civil, um prédio do bairro Tibery foi evacuado após os tremores.

Após vistoria, não foi constatado nenhum dano estrutural. Os moradores então foram orientados a retornar para os apartamentos de forma segura.

Tremores de terra foram sentidos em vários bairros de Uberlândia – Foto: CBMMG/ Divulgação
Tremores de terra foram sentidos em vários bairros de Uberlândia – Foto: CBMMG/ Divulgação

Outros residenciais em bairros como Santa Mônica e Segismundo Pereira também sentiram tremores por cerca de três minutos.

Segundo os moradores, eles ouviram estalos altos e fora do comum, por isso se assustaram.

×

Leia Mais

Nota técnica

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) emitiu no início da manhã uma nota técnica informando que, no Brasil, a ocorrência de abalos sísmicos de grande intensidade é rara, no entanto, ainda podem ser percebidos.

Assinada pelo professor da UFU e Dr. em Geografia, Paulo Cezar Mendes, o informe relata que esses abalos secundários são conhecidos como “reflexos” gerados pelo avanço das ondas sísmicas desencadeadas pela energia liberada durante acomodação abrupta do substrato rochoso no hipocentro do terremoto.

A população que habita em prédios, especialmente os mais altos, percebe com mais precisão esse tipo de evento, pois os mesmos tendem a balançar freneticamente com a passagem das ondas sísmicas.

Impactos do terremoto em SP

Os tremores também foram sentidos na capital paulista. Segundo o Centro de Sismologia da USP, a maior parte dos relatos são de sismonautas na cidade de São Paulo.

A capital está localizada sobre uma bacia sedimentar que possui a característica de amplificar ondas sísmicas. A nota ainda diz que os tremores podem ser sentidos principalmente em bairros mais altos e também por moradores de prédios.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!