Tempestade de poeira e fumaça de incêndios encobrem região do Triângulo Mineiro

Rodovia BR-153 foi interditada e gado precisou ser evacuado; Defesa Civil de Frutal alerta que situação é crítica

24/08/2024 ÀS 20H46
- Atualizado Há 3 semanas atrás

Uma tempestade de poeira misturada à intensa fumaça de incêndios florestais e fuligem passou pelo Triângulo Mineiro entre o final da tarde e noite deste sábado (24).

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a fumaça densa acompanhada de fortes ventos. O fenômeno atinge, principalmente, a região de Frutal, mas pode chegar a outras cidades da região.

Tempestade de poeira em Frutal
Tempestade de poeira foi trazida possivelmente por ventos da frente fria – Foto: Paranaíba Mais

Além disso, equipes da Defesa Civil, da Prefeitura de Frutal, Corpo de Bombeiros e brigadistas da região estão mobilizados para tentar controlar os incêndios e queimadas que destroem propriedades da região.

Tempestade de poeira e incêndios

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Frutal, Rogério Pinheiro, a situação está muito crítica. Além da tempestade de poeira, os incêndios de grandes proporções prejudicam a visibilidade e estão se alastrando pela vegetação.

Desde o meio-dia deste sábado, as equipes estão mobilizadas no distrito de Aparecida de Minas.

“Com os ventos, o fogo veio do interior de São Paulo, ‘pulou’ o Rio Grande e começou a queimar a região. Mas creio que a situação deve amenizar, porque com a frente fria que está chegando, a tendência é o tempo seco amenizar um pouco”.

 

BR-153 interditada

O secretário de Meio Ambiente de Frutal, Fabiano Vieira, também foi ao distrito municipal auxiliar nos trabalhos junto às equipes da prefeitura.

Cerca de 30 caminhões das usinas da região também tentam controlar as chamas. A densa fumaça que se formou durante a tarde comprometeu a visibilidade de motoristas e, segundo ele, foi necessário interditar o trecho da BR-153 entre Fronteira e Frutal.

Acompanhe outras notícias de Frutal

Tempestade de poeira
Tempestade de poeira encobriu distrito de Frutal no fim da tarde deste sábado – Foto: Paranaíba Mais

O local ficou bloqueado por cerca de 1h30, uma vez que a visibilidade estava em menos de 10 metros, e depois foi liberado.

Ainda segundo o secretário, produtores rurais da região tiveram que evacuar o gado devido ao risco do fogo chegar até as áreas de pastagem.

Não há um balanço sobre a dimensão dos incêndios e, até o início da noite, ainda estava sendo feito o combate de diversos focos de incêndio em Frutal e região.

Frente fria chegando…

O geógrafo William Borges informou que a nova frente fria no Triângulo Mineiro deve começar a se instalar a partir deste domingo (25).

Com isso, até segunda, é provável haver um declínio muito grande das temperaturas, que devem ficar entre 10 e 12 graus nas áreas mais baixas da região.

Sobre a tempestade de poeira em Frutal, o especialista aponta a ligação com essa frente fria e acredita que os ventos devem passar por outras cidades da região.

“Essas rajadas de ventos provavelmente podem intensificar mais subindo o Triângulo Mineiro. Como chegou em Frutal, deve chegar no decorrer da noite ali em Campina Verde, Prata, Cachoeira Dourada de Minas e Ituiutaba. Essa passagem da frente fria deve concluir amanhã”, comentou.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!