Inicio

Sindicatos aprovam retorno das atividades nos campi da UFU a partir da próxima semana

Retomada do calendário acadêmico, no entanto, ainda deve ser aprovada pelo Conselho Universitário da instituição

03/07/2024 ÀS 12H36

- Atualizado Há 4 dias atrás

Os sindicatos que representam os docentes e técnicos-administrativos (TAEs) em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Adufu e o Sintet, sinalizaram a aprovação para o fim da greve.

No entanto, com a ausência de um calendário acadêmico, suspenso pelo Conselho Universitário (Consun/UFU), as aulas ainda não devem retornar.

Nesta segunda-feira (2), em uma assembleia-geral, a Adufu votou pelo encerramento da greve da categoria docente da universidade, às 23h59 do dia 8 de julho de 2024. A partir dessa data, os docentes retornarão às atividades não letivas, mas não às aulas juntamente com os alunos.

Inicio da elaboração de novo calendário acadêmico da UFU pode ocorrer nos próximos dias
Início da elaboração de novo calendário acadêmico da UFU pode ocorrer nos próximos dias – Foto: Tv Paranaíba/ Reprodução

Isso porque, assim como explicou a associação em uma postagem nas redes sociais, o calendário que havia sido aprovado pela Congrad n.º 119, em 16 de novembro de 2023, foi suspenso no dia 13 de junho pelo conselho, para os cursos de graduação presenciais.

“Não tem como voltar às aulas no dia subsequente ao fim da greve, porque não temos calendário acadêmico para ser reposto. Ele não existe, ele está cancelado. Precisamos de uma mobilização para construir um novo calendário. Vamos votar a saída, e em seguida ocorrem os procedimentos de construção de calendário pelo CONSUN”, compartilhou.

×

Leia Mais

Com a assinatura dos termos de acordo por ambos os sindicatos com a instituição, o Conselho Universitário passará para a etapa de discussões das propostas de um novo modelo, juntamente às unidades acadêmicas.

No entanto, ainda se espera que o Sintet formalize o fim da greve, com a assinatura dos termos, juntamente da universidade.

O acordo seria oficializado nesta terça-feira (2), porém foi adiado para a próxima segunda-feira (8), pois o acordo ainda não havia sido assinado pela Reitoria, conforme a assessoria do sindicato dos TAEs.

Comando Local de Greve (CLG) dos técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se reuniu nesta terça-feira (2)
Comando Local de Greve (CLG) dos técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se reuniu nesta terça-feira (2) – Foto: SintetUFU/ Instagram/ Reprodução

A categoria ainda segue com a proposta de realizar uma nova assembleia, após a assinatura do acordo local com a reitoria, para definir a data de retorno dos técnicos-administrativos nos campi.

Ainda conforme a assessoria do sindicato, espera-se que isso ocorra no dia 9 ou em até 72 horas, após o fim da assembleia, no dia 11.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!