Treine como votar: simulador de votação auxilia eleitores a se familiarizarem com a urna eletrônica

Plataforma oferece urna eletrônica com candidatos e partidos fictícios para o eleitor treinar o seu voto para o dia 6 de outubro

, em Uberlândia
30/09/2024 ÀS 06H03
- Atualizado Há 2 semanas atrás

Com o primeiro turno das eleições municipais de 2024 batendo à porta — restando apenas seis dias —, a Justiça Eleitoral oferece uma ferramenta para quem deseja se preparar para o grande dia: um simulador de votação.

Criado para facilitar a familiarização dos eleitores com a urna eletrônica, o simulador está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pode ser acessado por qualquer pessoa conectada à internet.

Simulador de votação está disponível no site do TSE – Crédito: Laura Lany/Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

A ferramenta, que está em operação desde as eleições de 2014, oferece um treinamento prático e didático, permitindo que os eleitores realizem o passo a passo da votação em um ambiente simulado. Dessa forma, é possível conhecer melhor o processo e garantir que tudo corra bem no dia 6 de outubro, quando milhões de brasileiros irão às urnas exercer seu direito democrático.

LEIA MAIS! Debate na TV Paranaíba terá “banco de tempo” e vai privilegiar o confronto direto dos candidatos

Como funciona o simulador de votação?

Para usar o simulador, basta acessar a página do TSE (clique aqui para ir direto), selecionar o módulo de treinamento para o primeiro turno e, em seguida, visualizar a imagem da urna eletrônica com opções fictícias de candidatos.

A interface é intuitiva e de fácil uso, garantindo que qualquer pessoa, mesmo com pouca familiaridade com tecnologia, realize o treinamento.

Além de permitir a simulação de um voto, a ferramenta é acessível, oferecendo instruções em texto, áudio e também na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Isso garante que eleitores com diferentes necessidades utilizem o simulador sem dificuldades.

📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Candidatos e partidos fictícios são usados para o eleitor simular sua votação – Crédito: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

A Justiça Eleitoral reforça a importância de estar preparado para o momento da votação, especialmente para evitar dúvidas na hora de confirmar seu voto. O simulador surge, assim, como uma maneira prática e eficiente de garantir que os eleitores estejam seguros e informados sobre o processo, contribuindo para uma votação tranquila e correta no dia das eleições.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!