Sexta-feira 13: conheça as principais superstições da data

Esta é a primeira de duas sextas-feiras 13 em 2024. A próxima acontecerá em dezembro

, em Uberlândia
13/09/2024 ÀS 15H04
- Atualizado Há 6 dias atrás

Nesta sexta-feira 13, para muitos, o dia carrega uma carga pesada de superstições, má sorte, reforçada por crenças passadas de geração em geração.

Em 2024, apenas duas sextas-feiras serão 13 – Crédito: Freepik

Embora seja apenas mais uma data no calendário, sua simbologia ganha destaque por envolver medos e tradições que resistem ao tempo.

A segunda e última vez que a data se repetirá este ano será em dezembro. Ao longo dos anos, o imaginário popular foi alimentado por histórias que transformaram o dia em um sinônimo de cuidado redobrado, principalmente para os mais supersticiosos.

Acompanhe as últimas notícias do Brasil

Espelhos quebrados e escadas viraram personagens centrais desse cenário de azar.

As principais superstições

Algumas superstições que ouvimos desde a infância se tornaram tão enraizadas na cultura popular que questionam suas origens. Mas de onde vêm essas crenças?

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A seguir, trazemos um cenário sobre as mais conhecidas para entender o porquê de seu impacto e, quem sabe, ajudar você a decidir se acredita ou não no “poder” da sexta-feira 13.

Espelhos: quebrar um traz sete anos de azar

Espelho quebrado tem muitos significados, mas, a maioria está ligado ao azar – Crédito: Freepik

Uma das superstições mais antigas e difundidas é a ideia de que quebrar um espelho resulta em sete anos de azar. A explicação para essa crença remonta aos tempos antigos, quando espelhos eram vistos como portais para a alma. Danificá-los significaria interromper a harmonia do reflexo espiritual, acarretando infortúnios.

Escadas: passar por baixo delas atrai má sorte

Todo mundo fica apreensivo quando vê uma escada nesta data. Esse ato também pode trazer azar. Crédito: Freepik

Outra crença amplamente difundida é a de que passar por baixo de uma escada traz azar. A explicação mais aceita se refere ao simbolismo da escada em forma triangular, uma representação da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Romper esse triângulo seria um sinal de desrespeito ao sagrado, resultando em infortúnios.

×

Leia Mais

Abrir guarda-chuvas em casa: significa más notícias

Se não quiser atrair notícias ruins na sexta-feira 13, fique longe de guarda-chuvas – Crédito: Freepik

Abrir um guarda-chuva em casa é visto como um gesto que atrai más notícias. Uma explicação prática para isso vem da época em que os guarda-chuvas tinham hastes de metal e mecanismos pontiagudos, que poderiam ferir pessoas em espaços fechados. Ao longo do tempo, essa preocupação foi transformada em superstição.

Descer da cama com o pé direito

Escolher o pé com qual você vai levantar da cama pode te trazer um dia mais feliz – Crédito: Freepik

Essa é uma superstição menos conhecida, mas igualmente antiga. De acordo com costumes romanos, o lado direito era associado ao bem, enquanto o lado esquerdo representava o mal. Assim, descer da cama com o pé direito garantiria um dia de boas energias, enquanto o pé esquerdo traria desafios e infortúnios.

Deixar cair pente ou escova: sinal de aborrecimento

Ao pentear o cabelo, é importante, nesta data, segurar firme para evitar aborrecimentos – Crédito: Freepik

A superstição diz que deixar cair um pente ou uma escova ao arrumar o cabelo, especialmente em uma sexta-feira 13, pode trazer aborrecimentos inesperados. A origem dessa crença é incerta, mas é mais uma precaução entre as várias associadas à data.

Bater três vezes na madeira: proteção contra o azar

Expressão famosa também vale para hoje. Ela pode te ajudar a mandar o azar embora – Foto: Freepik

Bater três vezes na madeira para espantar a má sorte é um gesto amplamente praticado, mesmo por quem não se considera supersticioso. Embora sua origem não seja clara, uma das teorias mais aceitas sugere que a prática esteja relacionada ao material da cruz onde Jesus foi crucificado, sendo um modo de invocar proteção divina.

 

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!