Setembro Verde: campanha de conscientização destaca a importância da doação de órgãos

Governo de Minas Gerais intensifica ações para incentivar a doação de órgãos e medula óssea durante o mês de setembro

08/09/2024 ÀS 07H06
- Atualizado Há 2 semanas atrás

O Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado em 27 de setembro, mas a conscientização sobre a importância do ato se estende por todo o mês, através da campanha “Setembro Verde”. A iniciativa tem como objetivo informar a população sobre a importância de se declarar doador de órgãos e comunicar essa decisão aos familiares.

×

Leia Mais

O Setembro Verde reforça a campanha “Doe órgãos: uma atitude muda tudo”.

Minas Gerais se destaca com um número expressivo de cadastrados para doação de medula óssea. Desde a criação do registro, em 1993, mais de 636 mil mineiros manifestaram a disposição de salvar vidas através desse ato de solidariedade.

A doação de medula óssea é um procedimento que pode oferecer uma nova chance de vida a pacientes com diversas doenças, como leucemia, linfomas e outras doenças do sangue. Para se tornar um doador, é necessário atender a alguns critérios básicos, como ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas.

Seringa; setembro verde
O Setembro Verde é celebrado no dia 27 de setembro – Foto: Freepik

O processo de cadastro é simples e gratuito, podendo ser realizado nos hemocentros e hospitais públicos e privados que participam do Sistema Nacional de Sangue, Componentes Sangüíneos e Hemoderivados (SISN).

Após o cadastro, o potencial doador tem seu tipo de HLA (Antígenos Leucocitários Humanos) registrado no Redome, um banco de dados nacional que cruza as informações dos doadores com as de pacientes em busca de um transplante compatível.

A demanda por doadores de medula óssea é constante, e cada novo cadastro aumenta as chances de encontrar um doador compatível para um paciente em espera. Em todo o país, o número de novos cadastros tem crescido significativamente, com mais de 71 mil novos doadores registrados desde janeiro de 2024.

Mão passando coração para outra
O Setembro Verde reforça a campanha “Doe órgãos: uma atitude muda tudo” – Foto: Freepik

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

No entanto, apesar do aumento no número de cadastrados, a necessidade por doadores continua grande. Em Minas Gerais, 2.589 pacientes aguardam por um transplante de medula óssea.

A doação de medula óssea é um ato de amor ao próximo que pode transformar a vida de muitas pessoas. Ao se cadastrar, você estará dando a oportunidade de um novo começo para alguém. Abrace o “Setembro Verde”!

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!