Segundo turno em Uberaba: crise hídrica e saúde dominam discurso de candidatos

Elisa Araújo (PSD) e Tony Carlos (MDB) apresentam propostas para solucionar crise hídrica e prometem avanços na saúde pública

18/10/2024 ÀS 11H05
- Atualizado Há 2 horas atrás

Uberaba é a única cidade do interior de Minas Gerais que contará com mais um turno das Eleições de 2024. Disputam o Executivo Municipal a atual prefeita Elisa Araújo (PSD) e o candidato Tony Carlos (MDB).

As urnas para o segundo turno em Uberaba começaram a ser preparadas nesta sexta-feira (18) para o pleito que ocorre no próximo dia 27 de outubro.

Cidade e Uberaba
Uberaba é a única cidade do interior de Minas com segundo turno nas Eleições 2024 – Crédito: Wikipédia/Pedro e Paulo

Em entrevista ao Paranaíba Mais, os dois candidatos falaram sobre as prioridades de governo, caso eleitos, e compartilharam as estratégias para conquistar os votos dos eleitores que continuam indecisos.

Entre os principais temas abordados estão a grave crise hídrica que afeta a cidade e as melhorias na área da Saúde.

📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo turno em Uberaba: cenário e desafios

Elisa recebeu 76.409 votos válidos (46,36%) e Tony teve 46.294 votos (28,09%) no primeiro turno.

Foram contabilizados 176.469 votos no total, dos quais 143.558 foram considerados válidos, já que os mais de 21 mil votos do candidato Anderson Adauto (PV) foram anulados sub júdice, aguardando novas decisões jurídicas.

O primeiro turno na cidade registrou ainda uma abstenção de 25,94%, ou seja, 61.807 uberabenses que não compareceram às urnas.

Com a aproximação do segundo turno em Uberaba, Elisa Araújo e Tony Carlos têm intensificado as atividades de campanha para conquistar o apoio daqueles que não escolheram suas candidaturas no primeiro momento.

2º turno em Uberaba - Elisa Araújo
Para o segundo turno em Uberaba, Tony Carlos conta com confiança de eleitores que votaram em outros candidatos – Foto: Caroline Aleixo

“O fato de não ter tido vitória no primeiro turno já significa que parte da população não está satisfeita com o atual governo. Claro que a máquina facilita para quem está no governo numa disputa, isso é notório. Mas o segundo turno começa do zero, nós estamos num novo processo e eu estou muito confiante”, comentou Tony Carlos.

O candidato do MDB acredita que os votos de três dos demais candidatos não irão para a adversária política e o seu trabalho consiste em convencer esses eleitores de que a mudança para os próximos quatro anos precisa acontecer. Ele defendeu que é preciso colocar pessoas preparadas para que a cidade prospere mais.

A atual prefeita disse que já aguardava a possibilidade de um segundo turno em Uberaba e agradeceu aos mais de 76 mil eleitores. A aposta da campanha a partir de agora, segundo Araújo, é focar no contato pessoal “olho no olho” para fazer a diferença na conquista de novos votos.

2º turno em Uberaba - Elisa Araújo
Elisa Araújo aposta em campanha ‘olho no olho’ para conquistar os indecisos no 2º turno – Foto: Caroline Aleixo

“Ficamos muito felizes, trabalhamos muito e agora nesse segundo turno seguimos pedindo voto a voto. Como prefeita, eu tenho a oportunidade de dizer ao cidadão a verdade. Como eu fiz um trabalho durante os últimos mais de três anos e meio na rua, mais de 3 mil agendas, isso fez muita diferença nesse contato com a comunidade”, disse.

Crise hídrica no centro das promessas

Ao serem questionados sobre as prioridades para os primeiros 100 dias de governo, se eleitos, os dois candidatos foram categóricos em propor soluções para mitigar os efeitos da crise hídrica na cidade, diante da maior seca histórica da região.

A candidata à reeleição considerou que a previsão para o próximo ano é que essa seca permaneça e se comprometeu em investir em mais infraestrutura adequada de abastecimento.

“Nós já fizemos quatro reservatórios, estamos perfurando o quarto poço profundo e, para os próximos anos, já temos previstos, com recurso garantido, mais poços profundos. Mas para a solução definitiva, afinal de contas falta água em Uberaba há 30 anos e ninguém resolveu isso antes, é buscar água do Rio Grande”, destacou Elisa.

LEIA MAIS:

 

A atual prefeita destacou um estudo encomendado pela gestão que atestou a viabilidade de abastecimento da cidade por meio do Rio Grande. A proposta é que o projeto seja implementado o quanto anos, para que a água do curso chegue a Uberaba entre quatro e cinco anos.

O candidato Tony também destacou a crise hídrica como principal preocupação de seu governo, caso assuma a Prefeitura de Uberaba pelos próximos quatro anos.

“A água tem, o que falta é dimensionar de forma correta. Uberaba hoje tem a ajuda do Rio Claro, com a transposição para o Rio Uberaba, mas não é suficiente como agora, em que a população ficou sem água. Precisamos construir mais poços profundos, assim como ocorre em Ribeirão Preto”, defendeu Tony.

Ele defendeu que a iniciativa na cidade do interior de São Paulo conta com mais de 100 poços artesianos que pegam a água do Aquífero Guarani. Dessa forma, a população é abastecida com água de qualidade, que não passa por tratamento químico. É o que ele pretende implementar em Uberaba.

Saúde como prioridade

Além de resolver a falta de água, a pasta de Saúde é apontada como outra prioridade dos eventuais governantes na disputa do segundo turno em Uberaba.

As principais propostas de Tony são contratar mais médicos e diminuir a fila eletrônica, facilitando o acesso dos pacientes aos procedimentos.“Tem uma fila eletrônica em Uberaba com gente que aguarda por exames há um ano, dois, três. É preciso fazer com que exames como mamografia, ressonância magnética e tantos outros de imagem sejam mais acessíveis”.

Elisa também garante que vai buscar maior modernização dos processos de atendimento de contato com o paciente, como, por exemplo, por meio de mensagem no celular ou WhatsApp e e-mail. “Trazendo uma conexão mais próxima da comunidade porque pelo telefone, do jeito que é feito hoje, realmente não funciona. De 20 pessoas que tentei contatar, só consegui falar com três. É muito ineficiente”.

Palavra dos candidatos

Conheça a candidata Elisa Araújo (PSD) e confira as propostas de governo. 

Conheça o candidato Tony Carlos (MDB) e confira as propostas de governo.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!