O consórcio Rotas do Brasil S.A foi o vencedor do leilão da BR-262 entre Uberaba e Betim. O trecho conhecido por Rota do Zebu era administrado pela Triunfo Concebra que rescindiu o contrato e, por isso, foi necessário novo leilão.
A Rotas do Brasil venceu o leilão de concessão com desconto sobre a tarifa básica de pedágio de 15,30%. Agora a empresa terá 30 anos para administrar e implantar melhorias de infraestrutura e ampliação da capacidade de fluxo da rodovia.
O leilão foi realizado nesta quinta-feira (31), em São Paulo, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Ministério dos Transportes (MT).
O critério do leilão será o maior desconto tarifário, exigindo aportes de recursos para descontos superiores a 18% da tarifa. O depósito deve ser realizado pela concessionária para garantir a sustentabilidade econômico-financeira do projeto.
Diariamente, 4,4 milhões de pessoas utilizam a via, localizada no Triângulo Mineiro. Está previsto um investimento de mais de R$ 8 bilhões, dos quais R$ 4,4 bilhões serão destinados a novas obras e R$ 4,1 bilhões a serviços operacionais.
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BR-262 entre Uberaba e Betim
O trecho da BR-262 entre Uberaba e Betim é conhecido pelo nome da raça bovina pelo grande impacto do gado de corte na região.
Com 438,9 km de extensão, fazendo a ligação do Triângulo Mineiro com a região metropolitana de Belo Horizonte, a Rota do Zebu é um importante corredor logístico agropecuário do país e, com a concessão, as melhorias vão promover o desenvolvimento dessa atividade no país, influenciando no escoamento da produção, além de reduzir o custo de frete para os caminhoneiros.
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Entre as melhorias previstas na concessão estão mais de 44 quilômetros de duplicação e 168 quilômetros de faixas adicionais e 3,63 quilômetros de vias marginais. A nova concessionária também será responsável por instalar um Ponto de Parada e Descanso (PPD), 17 passarelas de pedestres, 100 pontos de ônibus, além de três passagens de fauna.
Ao menos 4,4 milhões de pessoas serão diretamente beneficiadas e 63.765 empregos devem ser gerados da região metropolitana de Belo Horizonte até a área considerada a porta do Triângulo Mineiro.