Inicio

Rim policístico: conheça a condição genética que o cantor Chrystian tratava

Durante a prática de exercícios físicos, o cantor notou um caroço na barriga

20/06/2024 ÀS 15H32

- Atualizado Há 1 semana atrás

Chrystian, da dupla com Ralf, faleceu na noite desta quarta-feira (19), aos 67 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas o cantor tratava de uma condição genética chamada ‘rim policístico’.

A condição tem como principal característica a formação de inúmeras dilatações semelhantes a bolhas preenchidas com líquidos (cistos) em alguma parte do néfron, unidade funcional dos rins responsável por filtrar o sangue e eliminar a urina.

Rins policísticos ou doença renal policística é uma doença genética, comum, progressiva e hereditária. Ela pode se manifestar em ambos os sexos e em qualquer idade.

Durante uma entrevista ao Domingo Espetacular, da Record, Chrystian relatou como descobriu a doença. “Eu estava fazendo abdominal e falava com o personal: ‘preciso perder essa barriguinha’. A gente fazendo abdominal, aí um dia eu parei, descansando, e vi uma bola enorme na minha barriga”, conta o cantor.

Chrystian, da dupla com Ralf, faleceu na noite desta quarta-feira (19)
Chrystian fala sobre o diagnóstico de rim policístico. – Foto: Record/Youtube/reprodução

“Aí fui ao médico, fui fazer exames e descobri que eu tinha um rim policístico. O meu rim estava com 11% só funcionando de 100%”, relatou Chrystian.

Devido à condição, o cantor passaria por um transplante de rim em março, mas, depois de fazer exames no coração e descobrir um problema nas coronárias, o procedimento foi adiado para outubro. A doadora do rim seria a esposa, Key Vieira.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!