Resistência a antibióticos pode gerar 39 milhões de mortes até 2050, mostra pesquisa

Estudo foi publicado nesta segunda-feira (16) pela revista científica The Lancet

17/09/2024 ÀS 15H51
- Atualizado Há 2 dias atrás

Nos próximos 25 anos, mais de 39 milhões de pessoas em todo o mundo podem morrer diretamente devido a infecções que possuem resistência a antibióticos. É o que mostra uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (16) pela revista científica The Lancet.

Resistência a antibióticos pode gerar 39 milhões de mortes até 2050 – Foto: Freepik

A resistência a antibióticos ocorre quando bactérias ou outros patógenos sofrem alterações que os impedem de responder aos tratamentos antimicrobianos.

O estudo avalia o impacto da resistência a antibióticos ao longo do tempo e tenta calcular sua evolução.

A pesquisa mostrou que, de 1990 a 2021, mais de um milhão de pessoas em todo o mundo morreram a cada ano devido à resistência a antibióticos.

A análise foi feita em 22 patógenos, 84 combinações entre patógenos e tratamentos, 11 síndromes infecciosas em pessoas de todas as idades, em 204 países e territórios, com base em dados de 520 milhões de pessoas.

Mais! Novo programa de saúde chega a MG para combater mortalidade materna

De acordo com o estudo, é possível evitar essa tragédia – Foto: Freepik

Segundo as projeções dos pesquisadores, o número de vítimas diretas pode chegar a 1,9 milhão anual em todo o mundo até 2050, um aumento de 67% em relação a 2021.

Ainda segundo os cientistas, a resistência a antibióticos pode causar diretamente mais de 39 milhões de mortes no mundo e estar associada a 169 milhões de óbitos entre os anos de 2025 e 2050.

De acordo com o estudo, é possível evitar essa tragédia com um melhor tratamento das infecções e acesso a antibióticos, podendo-se evitar 92 milhões de mortes no mundo durante esse período.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Dados de mortes causadas pela resistência a antibióticos

A pesquisa mostra que as mortes de crianças menores de cinco anos, diretamente causadas pela resistência a antibióticos, diminuíram em mais de 50% em três décadas.

Já as mortes de adultos com 70 anos ou mais aumentaram em mais de 80% nesse período.

As mortes causadas pelo Staphylococcus aureus são as que mais aumentaram no mundo.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!