Reinício das aulas na UFU: instituição retomou o semestre letivo nesta segunda (5)

Semestre letivo dos cursos de graduação na UFU havia sido suspenso no dia 12 de junho; reinício aconteceu nesta segunda-feira (5), quase dois meses depois

05/08/2024 ÀS 12H08
- Atualizado Há 1 mês atrás

O primeiro semestre letivo de 2024 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi retomado nesta segunda-feira (5), após uma suspensão do calendário, em junho, devido à greve dos servidores técnico-administrativos e docentes. Quase dois meses depois, as aulas são retomadas.

Na semana passada, o Conselho Universitário da UFU se reuniu para discutir e definir as novas datas do calendário acadêmico da graduação.

A nova resolução, aprovada com 88 votos favoráveis, definiu que cada semestre terá duração de 90 dias, mais 10 de atividades acadêmicas e a compensação dos 18 dias perdidos devido à greve dos docentes.

×

Leia Mais

Confira as novas datas dos calendários acadêmico do 1º e 2º semestre de 2024

• 1º semestre/2024: reinício no dia 5 de agosto e término no dia 23 de novembro;
• 2º semestre/2024: começo das aulas no dia 9 de dezembro e término no dia 12 de maio de 2025.

‎ ‎A universidade ressaltou que visaram garantir que os alunos concluíssem o semestre adequadamente e sem prejuízos adicionais. A UFU ainda relembrou que “os cursos que possuem calendário especial não são contemplados com a nova resolução, tendo em vista os seus calendários específicos”.

Com a retomada dos calendários, cada semestre do ano de 2024 na UFU terá 90 dias letivos - Foto: Tv Paranaíba/ Arquivo
Com a retomada dos calendários, cada semestre do ano de 2024 na UFU terá 90 dias letivos – Foto: Tv Paranaíba/ Arquivo

A greve na UFU

No dia 12 de junho, o Conselho Universitário da UFU decidiu pela suspensão do calendário acadêmico da graduação referente ao semestre 2024/1, que estava em andamento.

O motivo foi a greve dos servidores técnico-administrativos e docentes da UFU e outras instituições federais de ensino superior do País.

A greve teve fim, a nível local, somente no dia Na instituição, as aulas ficaram paralisadas por cerca de 27 dias, devido à greve dos docentes.

À época, o Consun considerou a suspensão das aulas a melhor opção para evitar possíveis danos ao ensino dos discentes, decisão também reconhecida como legítima pelo Ministério Público Federal (MPF).

Relembre as principais datas da greve:

18/03: início da greve dos técnicos-administrativos
20/05: início da greve dos docentes
• 12/05: suspensão do calendário acadêmico
• 08/07: fim da greve dos docentes e técnicos-administrativos
• 10/07: UFU decide data de retomada do calendário
• 29 e 31/07: Consun decide datas dos novos calendários
05/08: retomada do 1º semestre letivo de 2024

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!