Presidente Lula diz ser favorável à regulação urgente das big techs

Em entrevista exclusiva à Record, o presidente afirmou que vai retomar o debate sobre a regulação das big techs no país

17/07/2024 ÀS 15H20
- Atualizado Há 2 meses atrás

O presidente Lula concedeu uma entrevista exclusiva à Record na noite de terça-feira (16) e afirmou ser favorável à regulação das big techs.

“Eu sou favorável que a gente tenha uma regulação, uma regulamentação urgente porque essas empresas não pagam impostos no Brasil. Essas empresas ganham bilhões de publicidade, essas empresas têm muito lucro com a disseminação do ódio nesse país e no mundo inteiro”, disse o chefe do Executivo.

Lula diz que as big techs precisam de regulação urgente – Foto: Record/reprodução

Lula disse que levará, ainda nesta semana, a discussão para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, sobre a possibilidade de o governo apresentar uma proposta de regulação das redes sociais. “O dado concreto é que a gente não pode perder de vista a necessidade de fazer uma regulação”, disse.

Uma medida provisória ou um projeto de lei com urgência sobre o tema podem ser apresentadas pelo governo.

Entenda o caso das big techs no Brasil

A polêmica sobre a regulação das big techs no Brasil gira em torno das discussões sobre a necessidade de criar normas para as grandes empresas de tecnologia, que têm um enorme impacto na economia digital, privacidade dos dados, concorrência e disseminação de informações.

Em 2023, a Câmara tentou votar o projeto de lei 2630/2020, conhecido como PL das Fake News, relatado pelo deputado federal Orlando Silva (PC do B-SP).

Na época, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, retirou o projeto da pauta devido à falta de acordo entre os parlamentares.

Em junho deste ano, Lira criou um Grupo de Trabalho (GT) para preparar o projeto e definir as regras para as redes sociais no Brasil. De acordo com o presidente da Câmara, o PL estava “contaminado” pela discussão ideológica e seria preciso começar do zero.

Dos 20 parlamentares do GT das redes, 14 foram contrários. Eles argumentaram que a medida representaria um risco à liberdade de expressão e poderia gerar perseguição na internet.

MAIS! Open Finance: consumidor não precisará sair da loja virtual para pagar com Pix

O que são big techs?

Big techs são grandes empresas que exercem domínio no mercado da tecnologia e inovação.

Elas funcionam por meio de coleta e processamento de dados e do desenvolvimento de bens e serviços inovadores que atendem às demandas da sociedade.

São exemplos de big techs: a Alphabet (Google), Apple, Amazon, Microsoft e Meta.

×

Leia Mais

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!