O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza, de 43 anos, foi escolhido para ocupar o cargo de secretário-geral da Interpol, a partir de quinta-feira (7). Urquiza, natural do Maranhão, é o primeiro brasileiro a conquistar esse posto, o mais alto dentro da organização policial internacional, que reúne 196 países-membros.
Com uma carreira sólida e internacional, o delegado assume a liderança do maior órgão policial do mundo com a missão de coordenar as ações globais contra crimes transnacionais.
📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Quem é Valdecy Urquiza?
Valdecy Urquiza iniciou sua trajetória profissional no Brasil como analista na Caixa Econômica Federal, em 2000.
Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), o maranhense ingressou na Polícia Federal em 2004, onde, ao longo de quase 20 anos, construiu uma carreira marcada por cargos de liderança e atuação em temas internacionais.
Em 2007, passou a Encarregado de Polícia e, sete anos depois, tornou-se Líder de Assuntos Internacionais da corporação.
Sua experiência global é notável. Valdecy aprimorou seus conhecimentos na área de liderança organizacional na Academia Nacional do FBI, em 2017, e na Universidade de Harvard, em 2019.
Além disso, tem uma especialização em Energia, Meio Ambiente e Recursos Naturais pela PUC-SP e passou por programas acadêmicos de relevância internacional, como na JICA (Agência Japonesa de Cooperação Internacional), em Tóquio, e na Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, onde estudou Justiça Criminal e Ciências Políticas.
A atuação na Interpol iniciou em 2015, quando Valdecy Urquiza assumiu a liderança da Central Nacional da corporação no Brasil.
Em 2021, foi eleito Vice-Presidente para as Américas e, no mesmo ano, retornou à Polícia Federal, acumulando a função de Líder de Cooperação Legal Internacional.
Veja também:
- Deputada Carol Dartora é alvo de ameaças de morte e ofensas racistas
- Duplicação da BR-365 deve começar em 2025
O papel da Interpol no combate ao crime internacional
A Interpol, fundada em 1923 e com sede em Lyon, na França, é a maior organização de cooperação policial internacional do mundo, atuando com 196 países-membros para combater crimes transnacionais.
Sua principal ferramenta de operação é o sistema de alertas, com destaque para o “Alerta Vermelho”, que notifica as autoridades sobre criminosos procurados internacionalmente, funcionando como uma das mais potentes formas de cooperação entre países na luta contra o crime organizado, tráfico de drogas, terrorismo, cibercrime, entre outras modalidades de crime.