Queda de avião de pequeno porte mata pelo menos cinco pessoas no Mato Grosso

Vítimas voltavam de uma pescaria em pousada; aeronave caiu na zona rural de Apiacás

15/08/2024 ÀS 13H06
- Atualizado Há 1 mês atrás

Um avião de pequeno porte caiu na zona rural de Apiacás, no estado do Mato Grosso, na manhã desta quinta-feira (15).

Segundo as primeiras informações, havia pelo menos cinco pessoas a bordo da aeronave bimotor. Elas teriam saído de uma pousada na região após uma pescaria.

MAIS! Corpo de Alipio Camilo, mineiro que morreu em acidente aéreo, é sepultado em Monte Carmelo

Queda de avião aconteceu na na zona rural de Apiacás – Foto: Polícia Militar de Apiacás

De acordo com a Polícia Militar de Apiacás, o local do acidente fica a cerca de 70 km da zona urbana.

Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que o avião de pequeno porte não possui identificação de matrícula até o presente momento e que a coleta e a confirmação de dados estão sendo realizadas.

Polícia Militar e Civil falam sobre o acidente envolvendo o avião de pequeno porte

Em vídeo enviado pela Polícia Militar, o Tenente Coronel Alessandro, informou que a equipe foi acionada logo após a confirmação do acidente. “A Polícia Militar, juntamente com a Polícia Judiciária Civil, se deslocou até a propriedade onde o acidente ocorreu. Ao chegarmos, a aeronave ainda estava em chamas. Infelizmente, conseguimos visualizar dois corpos carbonizados, já sem vida,” relatou o Tenente Coronel.

Diante da situação, a área foi isolada pela polícia e acionada a perícia técnica, que deve investigar as causas do acidente. Além disso, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão da Força Aérea Brasileira, foi notificado e informou que suas equipes estarão no local até o próximo sábado.

“Ainda não podemos confirmar a causa do acidente. Houve uma especulação sobre uma possível colisão entre duas aeronaves, mas, até o momento, não encontramos nenhuma evidência de uma segunda aeronave envolvida,” afirmou Alessandro. “Esperamos que as investigações, com o auxílio do CENIPA, possam esclarecer os motivos desta tragédia.”

Veja o vídeo:

As autoridades aguardam o trabalho dos peritos para avançar nas investigações sobre o acidente que chocou a cidade de Apiacás.

×

Leia Mais

A delegada da Polícia Civil do município de Apiacás, Paula Meira Barbosa, explicou que o trabalho de remoção dos corpos das vítimas do acidente com uma aeronave de pequeno porte, ocorrido na manhã desta quinta-feira (15.08) no extremo norte de Mato Grosso, será demorada em virtude da dificuldade de resgate das vítimas e do estado em que se encontra a aeronave, que foi totalmente incendiada.

As equipes da Polícia Civil e da Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec-MT) continuam no local levantando indícios do acidente e aguardam a chegada do Corpo de Bombeiros de Alta Floresta para auxiliar na retirada das vítimas dos destroços do avião.

Não é possível ainda a identificação das demais vítimas em razão do estado em que se encontram os corpos e a confirmação oficial será feita apenas com os exames periciais.

Após a remoção das vítimas do local do acidente, os corpos serão levados à unidade de medicina legal da Politec na cidade de Alta Floresta para os exames de perícia e identificação.

Informações preliminares coletadas pela Polícia Civil indicam que, em princípio, cinco pessoas estavam na aeronave de prefixo PS-AAS. A aeronave tinha oito lugares, sendo 7 para passageiros, e foi fabricada em 2010.

O avião estava registrado em nome de Arni Alberto Spiering, de 69 anos, possivelmente uma das vítimas do acidente. Na aeronave estavam ainda outros três passageiros e o piloto, identificado como Helder de Souza, de 44 anos.

 

Notícia em atualização.

Com informações de Izadora Faria e Matheus Borsato.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!