Amigo da vizinhança: Quati visita residências em Uberlândia em busca de comida

Desde quinta-feira (12), o animal tem sido visto diariamente nas casas do bairro Guarani; moradores temem pela segurança do bicho

16/09/2024 ÀS 08H35
- Atualizado Há 3 dias atrás

Um quati-de-cauda-anelada tem chamado a atenção de moradores do bairro Guarani, zona este de Uberlândia, por suas visitas frequentes em algumas residências desde a última quinta-feira (12). Região próxima à vegetação rasteira e mata.

O animal foi inicialmente confundido com um gato, mas depois os moradores perceberam se tratar de um animal silvestre.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Quati visita residências em Uberlândia - Foto: Imagem cedida a Tv Paranaíba
Situação inusitada chama atenção de moradores, um quati visita residências em Uberlândia – Foto: Imagem cedida a Tv Paranaíba

Quati visita residências, mas caso preocupa moradores

“Ainda na quinta-feira à noite ouvimos um barulho, parecia que tinha quebrado uma telha. Achamos que era um gato, mas quando olhamos pelas câmeras, percebemos que era um quati”, relatou Janete Silva, moradora do bairro.

Segundo a aposentada, o quati tem aparecido diariamente, principalmente pela manhã e no fim da tarde, percorrendo os telhados à procura de comida. Como ela costuma alimentar os gatos de rua, o quati tem feito paradas frequentes em sua casa.

“Ele é grande, passa pelos telhados e para aqui. Já o vi comendo e tomando muita água. Acho que ele pode estar fugindo das queimadas e não está encontrando alimento. Até pesquisamos o que eles comem, mas devido à fome ele acaba comendo o que encontra”, explicou.

Preocupada com a segurança do animal, Janete acionou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. A equipe, junto com os vizinhos, está tentando organizar uma captura segura do quati para que ele seja levado a um local apropriado.

➡️Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

Desde a última semana, Quati visita residências em Uberlândia - Foto: Imagem cedida a Tv Paranaíba
Desde a última semana, Quati visita residências em Uberlândia – Foto: Imagem cedida a Tv Paranaíba
×

Leia Mais

Foto: Corpo de Bombeiros; Divulgação

Além do quati, outros animais silvestres têm sido resgatados pelo Corpo de Bombeiros na região de Uberlândia. Um dos casos mais recentes foi o resgate de um filhote de mico, no dia 5 de setembro, vítima das queimadas que atingem o Parque Estadual do Pau Furado, localizado entre Uberlândia e Araguari.

Durante o combate às chamas, os bombeiros encontraram o pequeno mico em meio à área devastada pelo fogo. Ele estava no solo quente e esfumaçado, sem ferimentos visíveis, mas assustado, desorientado e sozinho. Sem condições de sobreviver no local, sem acesso a alimento ou abrigo, o filhote foi resgatado e levado para o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para cuidados.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!