Qual o mal que a ansiedade pode causar? Saiba identificar os sintomas

Descubra como a ansiedade pode causar sintomas físicos intensos e impactar a saúde de forma profunda

, em Uberlândia

A ansiedade afeta milhões de pessoas no mundo, se manifestando de maneiras intensas e imprevisíveis.

Para muitos, ela chega sem motivo aparente e toma conta do corpo e da mente com uma enxurrada de sintomas que podem incluir suor excessivo, batimentos cardíacos acelerados e até dificuldades para respirar.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Pessoa sofrendo a ansiedade
Descubra como o corpo reage à ansiedade e os riscos de ignorar seus sinais – Crédito: Freepik

Embora seja, inicialmente, um fenômeno psicológico, a ansiedade se reflete no corpo de forma marcante.

Seus sintomas físicos variam de pessoa para pessoa, mas podem afetar a saúde de maneira tão séria que, se ignorados, se tornam gatilhos para outros problemas médicos e psicológicos.

LEIA MAIS:

Qual o mal que a ansiedade pode causar?

De crises rápidas a estados crônicos, a ansiedade é capaz de impactar a vida de diferentes formas. Muitas vezes, o problema se estende para além do campo emocional, resultando em condições de saúde física e mental que exigem atenção especializada.

Problemas de saúde mental

A ansiedade frequentemente está associada a transtornos mentais como depressão, transtorno bipolar e transtornos de personalidade.

Também pode contribuir para comportamentos prejudiciais, como o abuso de substâncias, que muitas vezes se transformam em uma tentativa de alívio dos sintomas.

Complicações físicas

Além dos transtornos mentais, a ansiedade pode desencadear uma série de doenças físicas.

Entre elas, estão doenças cardíacas, como a doença arterial coronariana, além de asma, enxaquecas e problemas gastrointestinais, como gastrite e úlceras.

Outras condições, como hipertensão, diabetes e artrite, também podem ter suas manifestações intensificadas pelo estresse e pela tensão provocados pela ansiedade.

➡️Acompanhe as notícias de bem-estar!

Sintomas físicos e desconforto

A lista de sintomas físicos causados pela ansiedade é extensa e impacta diretamente a qualidade de vida dos afetados.

Entre os sinais mais comuns estão boca seca, dormência nos braços, náuseas e problemas digestivos, além de calafrios, suor excessivo, tremores e dores no peito.

Taquicardia e falta de ar também são sintomas recorrentes, o que gera uma sensação de apreensão e desconforto.

Tensão muscular

As tensões acumuladas no corpo, especialmente em áreas como costas, ombros e pescoço, são comuns em pessoas que convivem com a ansiedade.

Essa tensão crônica nos músculos pode causar dores que se tornam constantes, refletindo o impacto do estresse emocional no corpo.

Medos irracionais e fobias

A ansiedade não se resume aos sintomas físicos. Ela também traz consigo medos irracionais, como o temor excessivo do fracasso, de não ser aceita ou de ficar sozinha.

Esses sentimentos podem, em alguns casos, se intensificar e evoluir para condições como a agorafobia — o medo de se encontrar em situações em que sinta impotência, constrangimento ou aprisionamento.