Respirar se tornou um desafio: como proteger sua saúde em meio à fuligem e à fumaça de incêndio

Dicas essenciais para prevenir problemas respiratórios em condições de poluição atmosférica

25/08/2024 ÀS 12H28
- Atualizado Há 3 semanas atrás

Uberlândia e região enfrentam um dos piores episódios de poluição atmosférica dos últimos anos. Para isso, cuidar da saúde em meio à fuligem é fundamental.

A combinação de fortes rajadas de vento, incêndios e a chegada de uma frente fria resultou em uma nuvem de fumaça e fuligem que cobre a cidade, colocando em risco a saúde da população, principalmente crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.

×

Leia Mais

Diante desse cenário, confira as recomendações da equipe de Pneumologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) para proteger sua saúde em meio à fuligem e fumaça.

Pessoas com doenças respiratórias

Mantenha o tratamento regular com medicação inalatória, evite exposição ao ambiente externo e procure atendimento médico caso os sintomas se agravem.

População em geral

Evitar sair de casa sem necessidade. Use máscara N95 ou PFF2, beba bastante água, leve o nariz e olhos com soro fisiológico e suspenda atividades físicas ao ar livre.

Crianças e idosos

Necessitam de cuidados redobrados, como hidratação constante e proteção contra a exposição à fumaça.

Uberlândia cobertura por fumaça, pode comprometer a saúde em meio à fuligem
Fique atento às recomendações para cuidar da saúde em meio à fuligem – Crédito: @jfimagens_drone/Redes Sociais

A equipe de Pneumologia do HCFMRP-USP alerta que a fumaça é tóxica e pode causar problemas respiratórios rapidamente, como falta de ar, chiado no peito, tonturas e dor de cabeça. Portanto, para cuidar da saúde em meio à fuligem é fundamental seguir as orientações das autoridades de saúde e buscar atendimento médico em caso de necessidade.

Uberlândia reforça escalas de atendimento nas UAIs

A Prefeitura de Uberlândia determinou, neste domingo (25), o aumento das escalas de atendimento nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), em resposta ao alerta amarelo emitido pela Defesa Civil.

A medida visa preparar a cidade para possíveis aumentos na demanda de serviços de saúde devido a piora na qualidade do ar.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!