Proteja seu celular: PM lança campanha preventiva contra furtos e roubos de smartphones

Ação do 17º Batalhão de Polícia Militar de Uberlândia busca conscientizar a população e reduzir ocorrências com medidas de autoproteção

17/09/2024 ÀS 16H14
- Atualizado Há 2 dias atrás

O 17º Batalhão de Polícia Militar (PM) lançou o projeto “Proteja seu Celular”, uma iniciativa preventiva voltada para reduzir os números de roubos e furtos de smartphones, um dos itens mais buscados pelos criminosos. A campanha foca na conscientização da população, ensinando práticas simples de autoproteção que podem fazer a diferença no dia a dia.

O projeto distribuiu banners adesivos em locais estratégicos, como a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), escolas públicas e privadas, bares, estações de transporte coletivo e em 158 ônibus que circulam pelas Avenidas João Naves de Ávila e Segismundo Pereira, além do Terminal Central.

Proteja seu Celular
Pequenas ações podem ajudar na prevenção de furtos e roubos. – Crédito: Freepik

Proteja seu celular com dicas de prevenção

A PM destaca algumas dicas essenciais para a proteção de celulares:

  • Evite utilizar o celular enquanto anda pela rua. Se necessário, pare em um local seguro.
  • Não guarde o aparelho no bolso traseiro ou sobre mesas. Quando usar mochilas ou bolsas, mantenha-as à frente do corpo e sempre fechadas.
  • Nos transportes públicos, redobre a atenção. Use o celular apenas quando necessário e posicione-se de forma a visualizar o ambiente ao redor.
  • Em pontos de ônibus, limite o uso do celular a curtos intervalos e mantenha-o sempre seguro.
  • Ao retornar de festas à noite, evite caminhar por locais mal iluminados e com pouco movimento.

➡️Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

×

Leia Mais

Falsa comunicação de crime

A campanha “Proteja seu Celular” também alerta sobre as implicações legais da comunicação falsa de crime, prevista no artigo 340 do Código Penal. Declarar um roubo ou furto que não ocorreu pode resultar em até 6 meses de detenção e multa.

Em caso de assalto, a PM recomenda que a vítima não reaja e procure memorizar o máximo de detalhes sobre o agressor para repassar à polícia. Além disso, é importante ter anotado o número do IMEI do aparelho, que pode ser acessado digitando *#06# no celular.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Com essas ações, o projeto “Proteja seu Celular” visa reduzir os índices de criminalidade e aumentar a segurança da população.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!