“Compartilhando Leitura”: projeto pede doações de livros para realizar feira literária em escola

O projeto social incentiva a leitura e já doou mais de 20 mil livros a estudantes de Uberlândia; a próxima feira será na Escola Estadual Messias Pedreiro

, em Uberlândia
04/08/2024 ÀS 15H03
- Atualizado Há 2 meses atrás

O projeto social “Compartilhando Leitura” pede doações de livros à população para poder realizar a próxima grande feira literária em Uberlândia. O evento está marcado para acontecer no dia 10 de agosto, na Escola Estadual Messias Pedreiro, durante o III Fórum de Humanidades Messias.

O projeto foi criado 2019, quando José Augusto Venâncio, na época com 19 anos, percebeu a carência de leitura na vida de crianças e jovens. Nasceu o “Compartilhando Leitura” que arrecada doações de livros que não são mais usados pelos donos e os repassa a estudantes em eventos nas escolas públicas de Uberlândia.

Evento em escola realizado por causa das doações de livros
As doações de livros tornam os eventos literários em escolas públicas possíveis – Foto: Compartilhando Leitura/redes sociais

Doações de livros

Ao longo dos cinco anos de existência, o projeto já doou mais de 20 mil livros a estudantes. Para continuar compartilhando leitura, José Augusto reforça que precisa continuar recebendo doações de livros. “O projeto só acontece por causa das doações e sempre quando vai acontecer alguma ação do ‘Compartilhando Leitura’ a gente lança as campanhas de arrecadação. Então, quem tiver livro parado em casa e quiser contribuir com nossa missão de compartilhar leitura cada vez mais o projeto está de portas abertas”.

Pilha de livros em frente a uma biblioteca
O projeto aceita qualquer tipo de livro, menos os didáticos – Foto: Freepik

As doações podem ser feitas até o dia 9 de agosto na secretaria da Escola Estadual Messias Pedreiro, que fica na rua Eduardo de Oliveira, 980, no bairro Cazeca. “O projeto só não recebe livros didáticos, de resto recebemos todos. Principalmente os livros literários. E esses livros ajudam muito a incentivar o hábito da leitura, o hábito da escrita e ajuda os estudantes que estão na fase de vestibular”, reforçou José Augusto.

Segundo o idealizador do projeto, quem quiser fazer doações de livros mas não puder entregar no endereço pode enviar mensagem pelo instagram do “Compartilhando Leitura”.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!