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Procon Municipal abre procedimento e notifica Copasa sobre falta de água em Patos de Minas

Procon e agência reguladora cobram soluções imediatas para restabelecer fornecimento de água em todos os bairros da cidade

25/06/2024 ÀS 07H34

- Atualizado Há 1 semana atrás

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) foi notificada pelo Procon Municipal devido à falta de água em Patos de Minas que tem afetado os moradores nos últimos dias. O órgão de defesa do consumidor instaurou um processo administrativo e exigiu uma resposta urgente da concessionária.

Entre as medidas exigidas pelo Procon estão o estabelecimento do fornecimento de água potável o mais rápido possível, esclarecimento das razões que levaram à interrupção do fornecimento, detalhando as medidas adotadas para resolver o problema, bem como as comunicações feitas aos consumidores sobre a situação.

Falta de água em patos de Minas sede da Copasa
Concessionária deve informar interrupções com pelo menos 72 horas de antecedência – Foto: Copasa/Divulgação

A notificação do Procon é o primeiro passo para a aplicação de sanções previstas em contrato caso a concessionária não cumpra com as exigências estabelecidas.

Agência também cobra soluções para  falta de água em Patos de Minas

A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento de Minas Gerais (Arismig) também tomou medidas importantes em resposta ao desabastecimento de água.

A regulação exige que a Copasa informe com antecedência mínima de 72 horas sobre obras de manutenção programadas que possam resultar em falta de água em Patos de Minas. No último caso, a notificação foi feita com menos de 24 horas de antecedência.

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A Arismig ainda analisará os casos de interrupção programada que se estenderam além do prazo previsto para verificar se houve negligência ou falhas por parte da concessionária.

Além disso, o período em que a população ficou sem abastecimento será calculado para garantir que os consumidores recebam descontos proporcionais nas próximas contas de água referentes aos dias sem fornecimento.

Também está sendo analisado se o rompimento na adutora da rua Dr. Marcolino foi um acidente ou se foi causado por falhas na gestão da Copasa, incluindo possível incapacidade de prever e gerenciar o aumento na captação de água.

A companhia tem um prazo de 30 dias para responder às solicitações da Arismig. As respostas serão analisadas caso a caso para determinar as medidas corretivas necessárias e eventuais multas.

O que diz a Copasa

A Copasa informou, na noite desta segunda-feira (24), que a maioria dos bairros de Patos de Minas amanheceu abastecida.

A empresa ainda tem detectado intermitências em regiões mais altas da cidade, e para saná-las, as equipes seguem mobilizadas em campo, na realização de manobras operacionais para o fornecimento de água a essas áreas. Ressaltou que caminhões-pipa também estão disponíveis para atender emergências dos consumidores.

A previsão é que a situação nas regiões ainda afetadas seja regularizada até nesta quarta-feira (26). Por fim, ressaltou que as faltas de água foram causadas por intervenções na captação, somadas ao rompimento de uma adutora no último sábado (22), que afetou 16 bairros.

Denúncias e atendimento

Os consumidores devem formalizar as denúncias de falta de água em Patos de Minas ou solicitações nos canais de atendimento da Copasa:

  • Telefone: 115 ou 0800 0300 115
  • WhatsApp: (31) 99770-7000

É importante anotar o número do protocolo gerado.

Com este número, os consumidores podem acionar a Ouvidoria da ARISMIG por meio do aplicativo “eOuve” ou pelo telefone (35) 3851-1277, além do site ouvidoria Arismig.

O Procon em Patos de Minas também pode ser contatado pelo telefone 3822-9774.

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