Inicio

Procon de Patos de Minas recolhe reclamações de moradores que alegam falta de água há dois dias

O bairro com mais reclamações de falta de água é o Nossa Senhora de Fátima; Copasa afirma que situação será normalizada até este sábado (22).

, em Uberlândia

21/06/2024 ÀS 19H13

- Atualizado Há 2 semanas atrás

As diversas reclamações dos moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima, em Patos de Minas, devido à falta de água na região levou o Procon a fazer uma ação em frente à sede da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, a Copasa.

Os relatos são de dificuldade para fazer as atividades básicas do dia a dia, como tomar banho, lavar roupas ou cozinhar. Já os comerciantes alegam prejuízos financeiros devido ao problema. O órgão municipal recolheu documentos e depoimentos dos moradores e comerciantes que se dizem lesados pela empresa de abastecimento de água na cidade.

Van do Procon em frente à fachada da Copasa, em Patos de Minas
O Procon Móvel estacionou em frente à Copasa para ouvir as reclamações de falta de água dos consumidores – Foto: reprodução TV Paranaíba

Segundo Marcelo Milano, diretor interino do Procon, as reclamações também podem ser feitas diretamente na sede do órgão. “Em relação aos prejuízos que os consumidores estejam suportando, basta que eles encaminhem fotos, vídeos, documento pessoal e comprovante de residência e vá ao Procon para seja instaurada a reclamação contra a empresa se, de fato, constatado essa irregularidade”.

Falta de água e obras

Os moradores do bairro Nossa Senhora das Graças alegam que estão desde a manhã de quinta-feira (20) com a torneira seca. Há relatos de falta de água também em outros bairros, principalmente nas áreas mais altas da cidade.

Na terça-feira (18), a Copasa informou que intervenções seriam feitas para continuar a ampliação do sistema de abastecimento da cidade. Foram substituídos conjuntos motobombas e equipamentos eletromecânicos para o envio da água captada no Rio Paranaíba em maior volume para a estação de tratamento.

Essas obras, que aconteceram também na quarta-feira (19), causaram a interrupção da distribuição de água aos patenses. Mas, segundo a Copasa, o abastecimento seria normalizado, gradativamente, até a última quinta-feira (21).

Fachada da Copasa em Patos de Minas
Em nota, a Copasa alega que a situação vai ser normalizada até sábado (22) – Foto: reprodução TV Paranaíba

Novo posicionamento

Diante das reclamações de falta de água nesta sexta-feira (21), a Copasa, em nota, informou que o fornecimento de água está sendo feito regularmente, mas ainda assim, intermitências podem ser sentidas, principalmente nas partes mais altas da cidade. A previsão, ainda segundo a Companhia, é que a situação seja normalizada até a manhã de sábado (22).

Segundo a Companhia, as unidades de tratamento, bombeamento e distribuição estão operando em capacidade máxima. Os reservatórios já estão acumulando água, no entanto, o volume ainda está abaixo do ideal.

A Copasa ainda explicou que as intermitências são reflexo da manutenção realizada na captação do Rio Paranaíba, com intuito de ampliar a capacidade da unidade de 420 para 550 litros por segundo, um aumento de 30% na produção, e que em longo prazo vai gerar benefícios para toda a população.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!