Queda nos preços de hortaliças alivia bolso dos consumidores, segundo boletim da Conab

Alface, batata, cebola, cenoura e tomate registraram quedas significativas nas Ceasas do país, enquanto frutas como mamão e banana subiram de preço.

25/09/2024 ÀS 15H50
- Atualizado Há 2 semanas atrás

O 9º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), revela queda generalizada nos preços de alface, batata, cebola, cenoura e tomate nas principais Ceasas do país

hortaliças
A Conab divulgou nesta terça-feira (24) a atualização das cotações nas Ceasas brasileiras, trazendo boas notícias para os consumidores. Crédito: Freepik

De acordo com o 9º Boletim Prohort, os preços das principais hortaliças, como cebola, batata, alface, tomate e cenoura, registraram quedas significativas em agosto, com destaque para a cebola, que teve uma redução média de 31,64% em relação a julho.

×

Leia Mais

Queda expressiva no preço da cebola

A cebola foi o produto com maior queda, registrando redução de 45,30% nas Ceasas de São José/SC e de 39,41% em Recife/PE. 

Esse movimento de baixa é atribuído à alta oferta do produto, vinda principalmente de estados como Bahia, Pernambuco, Goiás e São Paulo. 

A grande quantidade de cebola disponível nos mercados garantiu preços mais acessíveis ao consumidor.

Acompanhe as notícias do agro!

Batata e outras hortaliças também com preços menores

A batata seguiu a mesma tendência, com queda de 23,67% em agosto, mantendo o cenário de preços baixos já observado em julho. 

Outros produtos como tomate, alface e cenoura também apresentaram redução, com quedas de 19,25%, 16,94% e 15,50%, respectivamente. 

A oferta dessas hortaliças em diversas regiões produtoras tem sido a principal responsável pela manutenção dos preços mais baixos.

Frutas em alta

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

hortaliças
Frutas estão mais caras. – Crédito: Freepik

Em contraste com as hortaliças, o boletim da Conab apontou um aumento nos preços de algumas frutas, como mamão, banana, laranja e maçã. O mamão teve a maior alta, com um aumento de 48,90% na média de preços. 

Ceasas como as de Vitória/ES e Ceagesp/SP registraram os maiores valores, com o quilo da fruta chegando a R$ 5,49 e R$ 5,20, respectivamente.

A análise completa dos preços e tendências pode ser acessada no 9º Boletim Prohort, disponível no portal da Conab.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!