Uberlândia mais que dobrou quantidade de postos de trabalho no 1º semestre de 2024

De janeiro a junho deste ano foram 4.432 empregos formais gerados na cidade; em 2023, em igual período, foram 1.960 novas vagas

, em Uberlândia
16/08/2024 ÀS 18H39
- Atualizado Há 1 mês atrás

O saldo de geração de postos de trabalho no primeiro semestre de 2024 é considerada positiva, principalmente se levado em consideração o levantamento do mesmo período do ano passado.

Enquanto neste ano, 4.432 empregos formais foram gerados entre janeiro e junho, em Uberlândia, em 2023, no mesmo período, foram 1.960.

No acumulado de agosto de 2023 a junho de 2024, Uberlândia gerou 6.410 novos postos de trabalho.

Os números foram levantados pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (Cepes) da Universidade Federal de Uberlândia, levando em consideração os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Caixa de um supermercado atendendo cliente
O setor de serviços foi o maior responsável pela geração de postos de trabalho no primeiro semestre em Uberlândia – Foto: TV Paranaíba

A coragem para empreender

Um dos grandes motivos para o crescimento de postos de trabalho formais em Uberlândia é a criação de novos emprendimentos, das pequenas às grandes empresas.

A Morgana Oliveira conseguiu evoluir da produção de bolos na cozinha do apartamento dela para ter uma fábrica de doces e massas artesanais que emprega três funcionários fixos e outros três freelancers. “Eu nem acredito, eu fico cheio de orgulho de estar vivendo isso e proporcionar para outras pessoas que, assim como eu, gostam de trabalhar na área. Tenho pessoas que são formadas em gastronomia, como eu. Tenho pessoas muito experientes na questão do cilindro, de trabalhar com a massa e adoram o que fazem”, contou.

Funcionária trabalhando na empresa especializada em massas
Ao decidir empreender, a Morgana gerou ao menos cinco postos de trabalho – Foto: TV Paranaíba/reprodução

Veja as últimas notícias de Uberlândia!

De acordo com o levantamento de Cepes/UFU estes foram os principais setores que geraram postos de emprego no primeiro semestre em Uberlândia:

Novos postos de trabalho movimentam a economia

Antônio Carlos de Oliveira, economista, acredita que os números positivos são reflexo das atribuições oferecidas pela cidade, que são atrativas para a abertura de negócios. O especialista cita que a qualidade de vida, além da estrutura de serviços de saúde, infraestrutura e educação, tornam Uberlândia atrativa para se viver e, consequentemente, para investir.

A localização previlegiada do município também é sempre citada como um benefício para quem quer produzir em Uberlândia e escoar os produtos para qualquer parte do país.

Loja de roupas em Uberlândia
Muitos consumidores vêm à Uberlândia para fazer compras ou negócios – Foto: TV Paranaíba/reprodução

Ainda segundo Antônio Carlos, a diversidade de segmentos e serviços proporcionados pela cidade atrai pessoas de diversas partes da região. “As pessoas do entorno de Uberlândia, mesmo que elas não venham morar em Uberlândia, são atraídas por uma quantidade muito grande de ofertas de negócios. O indivíduo quer comprar alguma coisa, ele recorre a uma cidade como Uberlândia para efetuar suas compras. Tem gente que programa até passeio em Uberlândia para fazer compra de supermercado, isso é constatado. E, logicamente, os shoppings também proporcionam esse tipo de atratividade”.

×

Leia Mais

Boas perspectivas para o acumulado do ano

Levando em consideração o aumento de mais de 120% do primeiro semestre de 2023 para o de 2024, a perspectiva dos especialistas é que a geração de postos de trabalho no acumulado deste ano será animadora.

O economista Antônio Carlos acredita que o número de novos empregos formais pode ultrapassar os 10 mil ao fim do ano, principalmente porque a melhor fase para o comércio está apenas começando. “Nós estamos entrando em um período de grande quantidade de oferta de vagas, principalmente para o comércio. Abrange as datas festivas: dia das crianças, Black Friday e a chegada do fim do ano”, concluiu.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!