Pitbull abandonado em Uberlândia: vizinhos denunciam situação de desnutrição e negligência

Moradores do bairro Planalto, em Uberlândia, relatam abandono e fome de um pitbull abandonado, após a morte de outro cão por desnutrição. Polícia Militar Ambiental é acionada, mas nenhuma ação é tomada

30/07/2024 ÀS 17H00
- Atualizado Há 2 meses atrás

Nesta terça-feira (30), o Portal Paranaíba Mais recebeu a denúncia de uma testemunha, que preferiu não se identificar, sobre um cachorro da raça pitbull abandonado em uma residência na Rua do Jardineiro, no bairro Planalto, em Uberlândia. A situação, que vem se arrastando há pouco mais de um ano, é de extrema preocupação para os moradores locais.

“Eram dois cachorros, um macho e uma fêmea. O macho morreu de fome em fevereiro. No começo, eles uivavam muito e com o passar do tempo, os barulhos foram ficando frequentes e a gente percebeu que ninguém estava morando na casa”, informou a testemunha.

Com os uivos incessantes, os vizinhos começaram a denunciar a situação para a polícia. “Percebemos a presença da polícia rondando a casa, imagino que por conta das denúncias porque os cachorros uivavam muito durante todo dia e noite. Outro vizinho me disse que falou com os policiais e um dos militares informou que não tinha o que ser feito porque, segundo ele, o cachorro estava gordinho”, explicou a testemunha.

Imagem da casa onde o pitibul abandonado está
Apesar das tentativas dos moradores de alimentarem o pitbull abandonado, o muro alto e a concertina dificultam a ação.

MAIS! Cachorro é espancado até a morte após matar frango para se alimentar, em Uberlândia

Na tarde de desta terça-feira (30), uma viatura da Polícia Militar Ambiental esteve novamente no local, mas, mais uma vez, nenhuma ação foi tomada. A equipe de jornalismo do Portal Paranaíba Mais tentou contato com as autoridades via e-mail, mas até o momento, não tivemos retorno.

×

Leia Mais

Consequências legais para o caso do pitbull abandonado

O abandono de animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). De acordo com o Art. 32 desta lei, a prática de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, pode resultar em pena de detenção de três meses a um ano, e multa. Em casos onde ocorra a morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço.

A comunidade local clama por uma intervenção urgente para salvar a vida do pitbull abandonado e evitar que a história se repita.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!