PF derruba esquema de emigração ilegal de brasileiros para os EUA em Minas Gerais
Operação “Gimnasio” revela envio clandestino de mais de 36 pessoas, incluindo crianças, pela fronteira mexicana; Justiça bloqueia R$ 250 mil
A Polícia Federal (PF) realizou, nesta terça-feira (26), a Operação “Gimnasio”, para combater um esquema de emigração ilegal que enviava brasileiros clandestinamente para os Estados Unidos.
A ação teve como foco o município de Tarumirim, em Minas Gerais, onde foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de aproximadamente R$ 250 mil em bens dos suspeitos.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Conforme as investigações, os envolvidos promoviam a emigração ilegal de brasileiros, incluindo crianças e adolescentes, com destino aos EUA, passando pela perigosa travessia do deserto mexicano.
Veja também:
• Detentos provocam incêndio por conta da comida em Patrocínio
• Homem nu causa pânico em Uberlândia e é contido pela polícia
O objetivo era obter vantagens econômicas, colocando a vida dos emigrantes em risco e os expondo a organizações criminosas que realizavam o transporte até o território norte-americano.
A PF revelou que mais de 36 pessoas foram enviadas ilegalmente, enfrentando situações extremas durante o trajeto. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de promoção de emigração ilegal e tráfico de pessoas, com penas que podem chegar a 10 anos de reclusão.
A investigação continua para identificar outros envolvidos e desarticular a estrutura da organização criminosa.