PF de Uberlândia faz operação contra tráfico internacional de armas pesadas

Ação visa desarticular grupo criminoso que comercializava armamento de alto calibre trazido do Paraguai

23/10/2024 ÀS 07H52
- Atualizado Há 1 hora atrás

A Polícia Federal (PF) de Uberlândia realiza, na manhã desta quarta-feira (23), a Operação “Scutum”. O objetivo é combater o tráfico internacional e comércio de armas de grande potencial ofensivo.

PF de Uberlândia combate tráfico internacional de armas
Tráfico internacional de armas de alto calibre ocorria do Paraguai ao Brasil – Foto: PF

Segundo as informações da PF, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão, sendo três em Uberlândia, um em Goiânia (GO) e outro em Campo Alegre de Goiás, no interior goiano.

Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

Tráfico internacional de armas

As investigações contra o grupo criminoso apontaram que os investigados traziam armas de fogo do Paraguai, de alta potência e longo alcance, para a região do Triângulo Mineiro. Da região, as armas então eram revendidas para criminosos de outros estados como o Rio de Janeiro e Bahia.

PF de Uberlândia combate tráfico internacional de drogas e armas
Carga de cigarros eletrônicos foi apreendida durante a operação – Foto: PF

Durante o cumprimento dos mandados foram apreendidas armas, munições, um carro de luxo, além de uma carga de cigarros eletrônicos, também conhecido por vaper. A comercialização, importação e propaganda desses dispositivos são proibidas no Brasil.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, comércio de ilegal de arma de fogo e tráfico internacional de armas de fogo de uso restrito ou proibido.

O nome da operação é a tradução em latim da palavra escudo, fazendo referência à proteção da sociedade dos atos praticados pelos criminosos em questão.

📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

(Errata: Informamos inicialmente que a operação também combatia o crime de tráfico de drogas. A informação correta é que se trata apenas de tráfico internacional de armas. A informação foi corrigida às 9h22 de 23/10/24).

Veja também

Michele Araújo

4 horas atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!