Inicio

Peeling de fenol: conheça o procedimento estético que matou jovem de 27 anos

Saiba o que é o peeling de fenol e quais os cuidados devem ser tomados

12/06/2024 ÀS 12H04

- Atualizado Há 4 semanas atrás

O peeling de fenol é um procedimento estético invasivo e agressivo, indicado para o tratamento de envelhecimento severo, rugas profundas e textura de pele consideravelmente comprometida.

Debates sobre a técnica foram levantados nos últimos dias, depois que um jovem de 27 anos morreu em São Paulo, em razão de complicações geradas pelo procedimento.

Apesar de ser autorizado no Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) chama a atenção para que o peeling seja conduzido por profissionais habilitados.

Peeling de fenol deve ser feito por profissionais habilitados
Peeling de fenol é um procedimento invasivo e agressivo. – Foto: Freepik

Como funciona o peeling de fenol?

O procedimento provoca uma queimadura química na pele, resultando na inflamação e descamação. A aplicação é feita com algodão ou gaze, sem realizar movimentos enérgicos, pois a penetração mais rápida do ácido pode provocar uma intoxicação.

Este tipo de procedimento só deve ser feito com acompanhamento de um dermatologista ou cirurgião plástico. Além disso, o peeling deve ser feito em ambiente hospitalar quando realizado em proporções maiores, como no rosto inteiro, ou pode ser feito em consultório quando em menor proporção, como na área dos olhos.

Nos dois casos, o profissional de saúde deve monitorar o coração, pois o peeling de fenol pode causar complicações.

Para que serve o peeling de fenol?

O peeling de fenol serve para o rejuvenescimento facial, para uniformizar a pele, eliminar manchas, diminuir a flacidez, eliminar cicatrizes de acne e suavizar rugas e linhas de expressão.

O procedimento contribui para uma pele mais jovem e revigorada, além de estimular a produção de colágeno.

Peeling é um procedimento para renovas as células da pele
Peeling de fenol em toda face é considerado um procedimento que demanda extrema cautela. – Foto: Record/reprodução

Quais as recomendações sobre o peeling de fenol?

A recuperação é longa, desconfortável e pode durar cerca de três meses para uma recuperação completa.

Isso porque o tratamento é muito profundo, resultando em vermelhidão, descamação intensa, inchaço e sensação de queimação.

Alguns cuidados incluem ficar em casa nos primeiros quinze dias após o tratamento, aplicar hidratante, não puxar a pele que está soltando e descamando.

Todas as orientações devem ser indicadas pelo médico.

É importante ressaltar que o paciente precisa estar com o coração, fígado e rins saudáveis, pois o peeling de fenol pode trazer riscos graves à saúde.

‘Não existe beleza sem saúde’: diz dermatologista sobre o peeling de fenol

Em entrevista ao programa Manhã Total da TV Paranaíba, a dermatologista Jordana Fernandes falou sobre o peeling de fenol, suas especificidades e perigos.

A profissional ressalta que não existe beleza sem saúde e que é necessário ter conscientização sobre os cuidados com os procedimentos estéticos, e que pessoas interessadas devem  procurar por profissionais capacitados para o tratamento desejado.

É necessário que as pessoas busquem por profissionais capacitados
Dermatologista fala sobre a conscientização a respeito dos procedimentos estéticos. – Foto: TV Paranaíba/YouTube/Reprodução

O que diz a Sociedade Brasileira de Dermatologia sobre o peeling de fenol?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia ressalta que o procedimento exige precauções rigorosas. Além de recomendar que, antes de se submeter a qualquer procedimento clínico, o paciente deve buscar orientação de um dermatologista.

Esse profissional está capacitado para preparar a pele, avaliar adequadamente suas condições e indicar a melhor abordagem para cada caso, além de orientar sobre os cuidados necessários para evitar complicações.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!