PC investiga esquema de desvio de combustível envolvendo posto e prefeitura de João Pinheiro

Durante cumprimento de mandados de busca e apreensão, um frentista foi preso e diversos materiais foram apreendidos; envolvimento de funcionário da prefeitura é investigado.

, em Uberlândia
25/07/2024 ÀS 14H10
- Atualizado Há 2 meses atrás

Um homem de 32 anos foi preso por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de combustível em João Pinheiro, cidade que fica no noroeste de Minas Gerais. A Polícia Civil (PC) cumpriu, na manhã desta quinta-feira (25), mandados de busca e apreensão na casa de dois investigados, onde foram apreendidos diversos materiais importantes que vão guiar o restante da investigação.

O homem preso é frentista do posto de combustível. De acordo com a PC, o combustível estaria sendo retirado do estabelecimento com o uso de requisições da prefeitura do município.

Carro fazendo o abastecimento em um posto investigado por desvio de combustível
Investigação da PC apontou que desvio de combustível acontecia sempre no período noturno – Foto: Polícia Civil/divulgação

Desvio de combustível

A ação da Polícia Civil de João Pinheiro contou com o apoio do gerente do posto de combustível, que suspeitou da movimentação no estabelecimento e da atitude de um dos funcionários. A prefeitura também colaborou com as investigações sobre o desvio de combustível.

Conforme o que foi apurado pela PC, o crime teria acontecido nos meses de junho e julho, em quatro ocasiões. Os suspeitos estavam usando requisições fraudadas da prefeitura de João Pinheiro para desviar combustível em benefício próprio.

×

Leia Mais

As guias para abastecimento foram subtraídas da prefeitura e estavam sendo usadas no posto de combustível sem seguir o protocolo adotado pelo estabelecimento.

Para transportar os galões, os suspeitos usavam um carro particular e não um veículo oficial da prefeitura, como manda o procedimento. O abastecimento irregular sempre acontecia no período noturno.

Identificação dos envolvidos

Durante a ação policial, foram apreendidos documentos de abastecimento, recibos, anotações e aparelhos eletrônicos. A expectativa da Polícia Civil é que os materiais indiquem evidências importantes para ajudar a descobrir outros envolvidos no esquema.

Delegado da Polícia Civil de João Pinheiro
Polícia Civil quer descobrir se algum funcionário da Prefeitura de João Pinheiro estaria envolvido no esquema de desvio de combustível – Foto: Polícia Civil/divulgação

A prioridade, de acordo com o delegado da PC, Danniel Pedro Lima, é saber quem estaria tendo acesso às requisições da prefeitura. “As investigações prosseguem no sentido de identificar o funcionário da prefeitura que estaria subtraindo as requisições de abastecimento da prefeitura de João Pinheiro para concluirmos as investigações e encaminharmos à Justiça”.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!