Inicio

Operação Mosaico: PF cumpre mandado em Uberlândia durante ação em 10 estados

Mandado de busca e apreensão foi cumprido no bairro Patrimônio na manhã desta quinta-feira (20)

Jeciara Macena

, em Uberlândia

20/06/2024 ÀS 12H25

- Atualizado Há 2 semanas atrás

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) e a Receita Federal realizam hoje uma operação conjunta em 10 estados brasileiros. Durante a Operação Mosaico, na manhã desta quinta-feira (20), um mandado de busca e apreensão foi cumprido no bairro Patrimônio, no setor sul de Uberlândia.

Materiais apreendidos na operação Mosaico, da PF
Diversos materiais foram apreendidos durante cumprimento de 65 mandados de busca e apreensão – Foto: PF

Segundo a Polícia Federal (PF) do Espírito Santo, as investigações têm o objetivo de combater uma associação criminosa que atua no tráfico de drogas, armas, associação ao tráfico, lavagem de dinheiro, corrupção, falsificação de documentos, dentre outros crimes.

Foram cumpridos 72 mandados judiciais, expedidos pela 1ª Vara Criminal de São Mateus, em endereços do Espírito Santo, Minas Gerais, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Ceará e Bahia. Do total de mandados expedidos, sete são de prisão preventiva e 65 de busca e apreensão.

Além disso, a Operação Mosaico resultou no bloqueio de contas de investigados até o limite de mais de R$ 184 milhões, bem como para sequestro de nove imóveis, 21 veículos e três motos aquáticas.

Arma apreendida na Operação Mosaico da PF-ES
Agentes federais identificaram negociação de armas de fogo durante as investigações contra a organização criminosa – Foto: PF

Investigações da Operação Mosaico

A investigação começou em dezembro de 2021, após a deflagração da Operação Quinta Roda realizada pela Polícia Federal, ocasião em que ocorreu uma grande apreensão de cocaína destinada ao estado do Espírito Santo.

×

Leia Mais

Após o compartilhamento de provas, na investigação foi descoberto organização criminosa instituída por diversas pessoas com foco no tráfico de drogas, armas, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro.

Ainda de acordo com a PF, foram identificadas diversas negociações de armas de fogo e drogas, sendo algumas, inclusive, objeto de flagrantes em ações da PRF e de polícias de outros estados. A organização criminosa contava com o apoio de agentes e ex-agentes públicos, funcionários de cartórios e de outros órgãos públicos para o esquema criminoso.

Os investigados na Operação Mosaico poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, associação para o tráfico de drogas, tráfico interestadual de drogas, organização criminosa, corrupção, comércio ilegal de arma de fogo e falsificação de documentos públicos.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!