Polícia Civil realiza operação contra sonegação fiscal em Uberlândia

Operação Japeusá investiga esquema de sonegação fiscal envolvendo empresas de fachada, com a participação da Polícia Civil de Minas Gerais e Mato Grosso na operação

10/10/2024 ÀS 16H05
- Atualizado Há 1 hora atrás

A Polícia Civil de Minas Gerais, em conjunto com a Polícia Civil do Mato Grosso, deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação “Japeusá” para cumprir cinco mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, em Uberlândia (MG). 

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Operação Japeusá
A operação investiga pessoas físicas e jurídicas envolvidas em crimes contra a ordem tributária, incluindo sonegação fiscal, associação criminosa e falsidade ideológica. – Crédito: Reprodução Polícia Civil

As ordens judiciais foram emitidas pelo juiz Jorge Alexandre Martins Ferreira, do Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO), após solicitação conjunta da Polícia Civil e da 14ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá. 

A operação tem o objetivo de derrubar um esquema de sonegação fiscal, onde empresas de fachada em Minas Gerais e Mato Grosso ocultariam os verdadeiros beneficiários das fraudes.

Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

Durante as investigações, foram detectadas irregularidades, como o uso de “laranjas” em empresas, falta de registro de compras do principal fornecedor, não emissão de ICMS, cancelamento excessivo de notas fiscais e venda de mercadorias sem documentos fiscais. 

Leia mais:

A ação contou com o apoio de diversas unidades policiais, incluindo a Delegacia Fazendária e a Delegacia de Combate à Corrupção. Os mandados estão sendo cumpridos em Cuiabá/MT, Barra do Bugres/MT e Uberlândia/MG.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!