Inicio

Operação interestadual da PC desmonta esquema de fraude empresarial em Uberlândia

Organização criminosa se passava por empresas idôneas para aplicar golpes em empresários goianos

04/07/2024 ÀS 08H01

- Atualizado Há 3 dias atrás

Na manhã desta quinta-feira (4), a Polícia Civil (PC), em parceria com o Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de Anápolis, cumpriu 14 mandados de busca e apreensão e realizou 8 prisões preventivas em uma operação de combate ao estelionato, em Uberlândia. Dois mandados de prisão continuam em aberto.

A segunda fase da Operação Estelionato 03  visa combater uma organização criminosa especializada em aplicar golpes contra empresas no estado de Goiás.

Segundo a PC, o grupo, em posse de documentos falsos, se passava por empresas em Goiânia (GO). Eles realizavam diversas compras de mercadorias de altos valores  e encaminhavam para Uberlândia, onde revendiam por um preço abaixo do valor de mercado.

Pelo menos 5 pessoas foram presas preventivamente e 2 ainda estavam sendo procuradas
Pelo menos 5 pessoas foram presas preventivamente e 2 ainda estavam sendo procuradas – Foto: PC/ Divulgação

Conforme o delegado de PC de Anápolis, Luís Carlos Cruz, o grupo fazia a aquisição de diversos tipos de mercadorias. Da mesma forma, a receptação acontecia por diferentes empresas.

“Eram mercadorias de A a Z. Identificamos tintas, ferragens, óleos para tratores, por exemplo. Todo tipo de produto que poderia ter liquidez e venda rápida. Faziam um mapeamento e apostavam em mercadorias diversas”, contou.

×

Leia Mais

As investigações começaram há um ano e meio e essa é a segunda fase da operação policial.

A primeira fase ocorreu ainda em 2023 e, conforme a Polícia Civil de Goiás, mesmo no curso das investigações, o grupo continuava a atuar na prática dos crimes.

Aparelhos eletrônicos, como celulares e notebooks, foram apreendidos e serão inspecionados para auxiliar no inquérito, que será concluído nos próximos 10 dias.

Os presos permanecerão em Uberlândia e depois estarão à disposição do Poder Judiciário do Estado de Goiás, com a conclusão das investigações.

Operação contra estelionato ocorreu em Uberlândia, deflagrada pela Polícia Civil em parceria com Geic de Anápolis
Operação contra estelionato ocorreu em Uberlândia, deflagrada pela Polícia Civil em parceria com Geic de Anápolis – Foto: Polícia Civil de Anápolis/ Divulgação

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!