Operação: estelionatários que davam golpe em joalherias no RS prende dois em Ituiutaba

Os golpes eram aplicados por estelionatários contra joalherias de Porto Alegre e a Polícia Civil no Pontal cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão

, em Uberlândia

-

Um casal foi preso e 10kg de cocaína foram apreendidos em Ituiutaba dentro de uma operação de combate a estelionatários, nesta terça-feira (3), comandada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) do Rio Grande do Sul.

Os golpes eram aplicados contra joalherias de Porto Alegre e a Polícia Civil no Pontal do Triângulo Mineiro cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão.

estelionatários aplicavam golpes em joalherias de Porto Alegre
Polícia Civil mineira apoiou DEIC-RS contra estelionatários – Crédito: Polícia Civil

A investigação apontou que a quadrilha tinha atuação interestadual e era especializada em compras fraudulentas de joias de alto valor. O grupo usava dados falsos e links de pagamento online, que simulavam transações legítimas. Após a retirada dos produtos, o pagamento era contestado, causando prejuízos financeiros.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo o Deic gaúcho, os suspeitos utilizavam aplicativos de mensagens e perfis falsos em redes sociais para enganar as empresas. Uma vez conquistada a confiança das joalherias, os criminosos enviavam terceiros para retirar os produtos ou utilizavam serviços de entrega para ocultar suas identidades. Esse esquema envolvia múltiplos participantes e conexões em diferentes estados e cidades, inclusive em Ituiutaba.

Auxílio

Os mandados de busca e apreensão cumpridos no Triângulo foram direcionados a endereços vinculados aos estelionatários investigados, com o objetivo de localizar joias possivelmente furtadas, aparelhos eletrônicos e documentos que possam comprovar a participação dos suspeitos nos crimes contra as joalherias.

Veja também:

“A integração entre as polícias é essencial para desarticular redes criminosas que transcendem os limites estaduais. Essa ação é um exemplo claro de como o intercâmbio de informações e recursos pode resultar em avanços significativos nas investigações”, disse o delegado à frente da ação em Ituiutaba, Rafael Faria.

A cocaína foi encontrada durante cumprimento de um dos mandados e junto da droga estavam insumos para preparação e adulteração de entorpecentes.