Operação BitTrack desarticula quadrilha especializada em fraudes com Bitcoins

Ação coordenada da Polícia Civil cumpriu diversos mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (10), um deles em Uberlândia

10/10/2024 ÀS 17H16
- Atualizado Há 3 horas atrás

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), cumpriu nesta quinta-feira (10), um mandado de busca e apreensão em Uberlândia. A Operação BitTrack contou com a parceria da Polícia Civil de Santa Catarina e visa combater fraudes bancárias em 13 estados da Federação.  

Operação BitTrack realizou busca e apreensão em Uberlândia
Operação BitTrack conta com apoio da Polícia Civil de 13 estados brasileiros – Crédito: PCSC

Segundo a investigação, os valores subtraídos tinham origem em uma prefeitura de uma cidade de Santa Catarina. Os montantes eram então repassados para criminosos que operavam em outros estados, com o objetivo de financiar atividades ilícitas.  

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A organização criminosa utilizava contas de laranjas para converter os valores subtraídos em Bitcoins, transferindo esses ativos digitais para carteiras privadas na Blockchain. Dificultando o rastreamento e ocultando a origem ilícita dos recursos.  

Durante a Operação BitTrack foram cumpridos 64 mandados de busca e apreensão em 13 diferentes estados brasileiros. Entre as apreensões estão diversos hardware wallets e Seed Phrase, que possibilitaram a recuperação de carteiras criptos através da ferramenta Reactor da Chainalysis. 

O que são hardware wallets e Seed Phrase?

Hardware wallets são dispositivos físicos criados especificamente para o armazenamento de criptomoedas. Seed Phrase ou “frase semente” é uma série de palavras geradas por uma carteira de criptomoedas que pode ser utilizada para a recuperação e restauração da mesma.

Leia mais:

Polícia recuperou parte do dinheiro

Com a possibilidade de acesso e a transferência de criptomoedas, foram recuperados aproximadamente US$ 2.000 para a carteira institucional da PCSC na Exchange Foxbit. Também foram apreendidos R$ 310.000 em espécie, que resultaram na prisão em flagrante de dois investigados pelo crime de ocultação de valores nos estados de Mato Grosso e Paraná.  

As medidas judiciais adotadas incluíram: indisponibilidade de veículos; bloqueio de contas bancárias; bloqueio de criptoativos; sequestro de bens e valores; e a apreensão de dispositivos informáticos, que serão submetidos à perícia para aprofundar as investigações. 

Acompanhe as últimas notícias de Uberlândia!

A Operação BitTrack contou com o apoio da Coordenação Geral de Combate ao Crime Organizado e do Laboratório de Operações Cibernéticas da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, bem como das Delegacias Especializadas da DEIC: DLAV, DPDM, DCAC, DFRV, DFRC, DD, LAB-LD e DRAS, além das Polícias Civis dos Estados do Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Pernambuco, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Roraima, Bahia, Pará, Maranhão e Goiás.  

Veja também

Vinícius Ribeiro

56 minutos atrás

Acompanhe nossa programação ao vivo!