Open Finance: Consumidor não precisará sair da loja virtual para pagar com Pix

Banco Central define nova estrutura do ecossistema e regras para Pix por aproximação a partir de 31 de julho

12/07/2024 ÀS 06H54
- Atualizado Há 2 meses atrás

O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) definiram um conjunto de regras para a regulamentação do sistema Open Finance. A partir de agora, o sistema vai simplificar a jornada de pagamento do cliente ao reduzir etapas nos pagamentos online e viabilizar o Pix por aproximação.

Atualmente, sempre que o um consumidor faz uma compra em um e-commerce e opta pela preferência de pagar com Pix, ele precisa salvar o código e se direcionar até o aplicativo da instituição financeira para concluir a compra.

Open Finance no pix
Novas regras do Open Finance começam a ser testadas pelos bancos a partir de novembro em todo o país – Foto: TV Paranaíba/Reprodução

De acordo com a entidade monetária, a iniciação de pagamentos sem redirecionamento vai proporcionar mais celeridade no processo, além de preservar a segurança e o sigilo.

Os consumidores poderão vincular a conta previamente na loja virtual e efetuar o pagamento diretamente nesse ambiente, sem a necessidade de outro aplicativo ou de ser redirecionado para outra aba do navegador.

O Open Finance busca ainda reduzir as fricções nas jornadas associadas ao processo de redirecionamento do cliente para o ambiente de outra instituição.

×

Leia Mais

Além disso, o Pix por aproximação permitirá o pagamento instantâneo de uma compra direto nas carteiras digitais dos clientes, as chamadas wallets, sem a necessidade de acessar o aplicativo do banco.

Para isso, o cliente poderá escolher a instituição, cadastrar a conta na carteira digital de preferência e salvá-la para efetuar o pagamento presencial com o Pix por aproximação, como já é feito com cartões de crédito e débito, quando têm o dispositivo contactless.

chaves Pix
Open Finance para pagar com pix sem redirecionamento começa a ser testado ainda neste mês – Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Calendário das mudanças no Open Finance

A Chefe de Subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Janaína Attie, explicou que o consumidor terá os novos recursos à disposição após fazer um cadastro em uma instituição que esteja por meio do Open Finance, liberando as funções nas carteiras digitais.

No dia 31 de julho, será oficializada a regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR).

s opções começam a ser testadas pelos bancos no dia 14 de novembro e devem estar disponíveis ao cliente a partir de 28 de fevereiro de 2025.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!