Uma nova onda de calor atinge o Brasil nesta semana. A frente fria que passou por parte da região Sudeste já se dissipou e as temperaturas voltam a subir no Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba. Os próximos dias serão de calor, com a formação de uma nova onda de calor no Brasil, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No total, já se somam oito ondas. As temperaturas podem se elevar em até 5 °C acima das médias.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
A climatologista Alcione Wagner alerta que o calor intenso e o ar seco dificultam a formação de nuvens, reduzindo a chance de chuvas nos próximos dias.
Além disso, a umidade do ar deve cair drasticamente, chegando a níveis abaixo de 20%, impactando negativamente a qualidade do ar.
Oitava onda de calor: temperaturas na região
Em Uberlândia, mesmo após a chuva de sábado, as temperaturas continuarão altas, subindo progressivamente ao longo da semana, podendo chegar a 40 °C na sexta-feira (4). A umidade mínima do ar pode atingir 15%, ainda conforme o Inmet.
Uberaba alcançará temperaturas similares, podendo atingir 40 °C na quinta-feira e na sexta-feira, com umidade mínima de 20% ao longo da semana.
Com umidade mínima chegando a 10%, Ituiutaba pode alcançar 41 °C, registrando uma das maiores temperaturas da região durante a semana.
Araxá e Patos de Minas podem chegar a 37 °C, enquanto Araguari os 39 °C.
Leia Mais
Diabetes em animais: saiba como a doença afeta cães e gatos
Motociclista é arremessado por vários metros após acidente com van em cruzamento de Patos de Minas
Minas Gerais lidera emissões da nova Carteira de Identidade
Quando as chuvas retornam ao Triângulo e Alto Paranaíba?
Outubro é um mês de transição do período seco para um período de maior umidade. No entanto, as chuvas devem ocorrer de forma irregular e intensa. Ainda segundo a climatologista, há a possibilidade de que as chuvas retornem a partir do dia 7 de outubro.
Nas redes sociais, Alcione também alerta que é preciso ter cuidado com o início do período chuvoso devido aos temporais. “A atmosfera aquecida encontra um ar mais frio e há o perigo de temporais com ventos fortes e granizo”, afirma.