O segredo do queijo de cabra fabricado no coração do Alto Paranaíba 

Descubra a emocionante história de uma família que transformou amor e dedicação em uma das marcas mais reconhecidas do Brasil

20/10/2024 ÀS 10H35
- Atualizado Há 2 dias atrás

Com um sabor inesquecível, o queijo de cabra passa por diversos processos até chegar na mesa do consumidor. Em São Gotardo, no Alto Paranaíba, encontramos uma empresa familiar que produz queijo de cabra da mais alta qualidade. 

O segredo do queijo de cabra fabricado no coração do Alto Paranaíba 
Pequeno complexo industrial é dividido pelas baias – Crédito: Reprodução TV Paranaíba

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Luiz Ribeiro e Joana Ribeiro trabalhavam com genética e venda de animais para todo o Brasil. As cabras já faziam parte do negócio, quando em 2015, Luiz vendeu alguns animais para produtores de queijo da região.  

Enquanto ensinava os traquejos da criação, Luiz aprendeu a amar e a fabricar queijos artesanais. Mas infelizmente, em 2018, Luiz faleceu. Foi aí que seu filho, Daniel, assumiu a produção junto com a mãe, Joana.  

A fazenda que produz o queijo de cabra fica a cerca de 110 km de Patos de Minas, em uma comunidade rural chamada Agrovila. O pequeno complexo industrial é dividido pelas baias onde ficam as cabras prenhas; a maternidade, pra onde são trazidos os recém-nascidos; e as baias das cabras que dão leite quase o ano todo. 

➡️Acompanhe as últimas notícias do Agro

O leite de cabra é constituído de 0,70 a 0,85% de sais minerais, quantidade pouco superior à do leite de vaca. E é bem superior ao leite da vaca, em termos de cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Também é superior ao leite humano nos teores de fósforo, sódio e potássio. Essas características tornam o leite de cabra muito mais saudável e menos alérgico.  

O segredo do queijo de cabra fabricado no coração do Alto Paranaíba 
Daniel cuida dos animais como se fossem da família – Crédito: Reprodução TV Paranaíba

Daniel Rodrigues, produtor de leite, conta que o queijo de cabra produzido pela família foi ficando tão bom, que há cerca de 6 anos eles resolveram comercializar os produtos:  

“Há seis anos atrás, quando a gente começou, teve realmente uma demanda muito grande por novos queijos e novos sabores. Então, a gente aproveitou essa onda para começar a fabricar os queijos de cabra. O pessoal conhecia, experimentava e gostava, e assim a gente foi crescendo com o queijo de cabra”, disse Daniel Rodrigues.  

O segredo do queijo de cabra fabricado no coração do Alto Paranaíba 
O queijo de cabra de São Gotardo é um dos melhores do Brasil – Crédito: Reprodução TV Paranaíba

Atualmente são mais de 200 cabras em lactação. Na fazenda são fabricados 8 tipos de queijos diferentes. Desde os frescais até os mofados. As medalhas, troféus e certificados padrão ouro demonstram que o queijo de cabra de São Gotardo é um dos melhores do Brasil. 

LEIA MAIS:

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!