Big Data Analytics: o que é e por que sua empresa não pode ignorar

Entenda a importância de utilizar Big Data Analytics para expandir sua empresa, melhorar a experiência do cliente e obter vantagens competitivas

23/08/2024 ÀS 16H08
- Atualizado Há 4 semanas atrás

No mundo digital atual, onde a quantidade de dados gerados é imensa e cresce cada vez mais, a compreensão do conceito de Big Data Analytics se torna ainda mais valioso.

Montamos um guia que visa responder perguntas como: o que significa Big Data Analytics?, como funciona? e por que é peça importante para empresas?

Empresas necessitam de relatórios para ampliar o crescimento e Big Data Analytics colabora nisso
Big Data Analytics é um processo essencial para o crescimento de uma empresa. Crédito: Freepik

O que é Big Data Analytics?

Big Data Analytics é o processo de coleta, organização e análise de grandes volumes de dados para descobrir padrões, ligações e insights que auxiliam nas tomadas de decisões empresariais.

Esses dados podem ser fornecidos por meio de fontes como redes sociais, transações comerciais, dispositivos IoT e vários outros.

Dispositivos IoT são denominados como “internet das coisas”. Eles são uma rede ampla de dispositivos conectados com a tecnologia promovendo a comunicação entre os dispositivos e a “nuvem”. Ou seja, uma espécie de troca de dados.

SAIBA MAIS!

Entenda o que é um algoritmo e saiba como ele transforma nossa vida cotidiana

Mais de 80% dos brasileiros consideram a inteligência artificial confiável, diz estudo

Como funciona o Big Data Analytics?

O processo mencionado anteriormente acontece nas seguintes etapas:

  • Coleta de dados: os dados são coletados de múltiplas fontes (vários lugares) e armazenados em bancos de dados, conhecido como “data lakes”.
  • Processamento: por meio do uso de sistemas específicos, os dados são processados e organizados para análise.
  • Análise: nesta etapa, ferramentas conhecidas na função de “analytics” são usadas para identificar padrões e gerar insights. 
  • Visualização: os resultados são apresentados em forma de gráficos e relatórios, facilitando a leitura do conteúdo e auxiliando nas tomadas de decisões.

O Google, por exemplo, fornece uma rede de apoio para o usuário desenvolver o tema. 

Tipos de análise Big Data

As análises são expostas em diferentes posturas:

  • Análise descritiva: explica o que aconteceu.
  • Análise Diagnóstica: explica por que aconteceu.
  • Análise Preditiva: prevê o que pode acontecer no futuro com base em dados históricos.
  • Análise Prescritiva: recomenda ações a serem tomadas para alcançar os resultados desejados.

Por que o Big Data Analytics é importante para as empresas?

O processo de Big Data Analytics se mostra eficiente nas gestões empresariais por diversos motivos, todos direcionados ao crescimento e sucesso do projeto:

  • Com os dados fornecidos pela análise, as decisões empresariais se tornam mais fundamentadas, reduzindo riscos e aumentando a precisão. 
  • Empresas podem usar Big Data para personalizar ofertas, aprimorar a experiência do cliente e, possivelmente, aumentar a fidelidade.
  • Dependendo da natureza da empresa, o processo pode ser utilizado internamente para otimizar a gestão de estoques e suprimentos.

Empresas de comunicação, como jornais, utilizam essas análises para se manterem atualizadas sobre o conteúdo consumido, identificando preferências da audiência.

Isso permite que as decisões editoriais sejam mais precisas e alinhadas com os interesses do público.

Análise na produção de conteúdo

Plataformas de vídeo como YouTube e Twitch, fornecem aos criadores de conteúdo análises detalhadas sobre o consumo de seus “produtos”. Essas informações facilitam o crescimento dos canais ao permitir que os criadores reconheçam e atendam melhor às necessidades e preferências de sua audiência.

É importante destacar que Big Data Analytics também engloba processos tecnológicos avançados, como algoritmos e automação, que são programados para potencializar a eficiência e proporcionar a melhor experiência possível aos usuários.

Vale dizer que Big Data Analytics não é apenas um diferencial, mas uma necessidade no cenário empresarial atual.

Ao entender e aplicar essas estratégias, sua empresa pode obter insights valiosos que resultará em impulsão e, consequentemente, colocando à frente da concorrência.

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!