O que é a síndrome do boxeador? Doença que atingiu Maguila durante sua ascensão no esporte

Com a morte de Maguila, revive-se o debate sobre a encefalopatia traumática crônica, uma doença devastadora que afeta atletas e deixa um rastro de dor e luta

24/10/2024 ÀS 18H48
- Atualizado Há 3 horas atrás

O ex-boxeador Maguila, nos deixou na tarde desta quinta-feira (24), em São Paulo.  Ele lutava contra uma doença degenerativa no cérebro, a encefalopatia traumática crônica (ETC), também conhecida como síndrome do boxeador. 

Das 85 lutas oficiais, Maguila venceu 61 por nocaute - Crédito: Redes Sociais
Maguila lutou durante 17 anos, entre os anos 1983 e 2000 – Crédito: Redes Sociais

Identificada em pugilistas na década de 1920, a síndrome do boxeador era conhecida na época como demência pugilística. Mas atualmente é difundida entre os profissionais da área como encefalopatia traumática crônica.  

📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A ETC é muito comum entre atletas que praticam esportes de alto impacto, como por exemplo o boxe e o futebol americano. A causa comum da doença vem de repetidas lesões por traumatismo cranioencefálico. E, em alguns casos, por lesão cerebral secundária a lesões encefálicas fechadas por causa de trauma por explosão, vivido por soldados em campo. 

De acordo com médico pesquisador em neurologia, Juebin Huang, aproximadamente 3% dos atletas que tiveram múltiplas concussões na cabeça desenvolvem encefalopatia traumática crônica. 

Famosos que também desenvolveram a síndrome do boxeador 

Chuck Liddell - lutador de MMA, Famosos que também desenvolveram a síndrome do boxeador   Chuck Liddell – lutador de MMA 

Éder Jofre - lutador, Famosos que também desenvolveram a síndrome do boxeador   Éder Jofre – lutador 

 Mike Webster - ex-jogador de futebol americano, Famosos que também desenvolveram a síndrome do boxeador   Mike Webster – ex-jogador de futebol americano 

Muhammad Ali - boxeador, Famosos que também desenvolveram a síndrome do boxeador   Muhammad Ali – boxeador 

Sintomas da síndrome do boxeador

A ETC pode ser caracterizada por sintomas como: 

  • Perturbações do humor: depressão, irritabilidade e/ou desesperança 
  • Anomalias comportamentais: impulsividade, explosividade e/ou agressão 
  • Comprometimento cognitivo: perda de memória, disfunção executiva e/ou demência 
  • Anormalidades motoras: parkinsonismo, ataxia e/ou disartria 

Geralmente os distúrbios do humor e anormalidades comportamentais se desenvolvem durante a idade adulta jovem, por volta dos 30 anos de idade. Já o comprometimento cognitivo se desenvolve mais tarde na vida, a partir dos 60.  

Os distúrbios do humor e anormalidades comportamentais costumam se desenvolver após o comprometimento cognitivo. E infelizmente, não há tratamento específico para a doença. 

 

Leia mais:

 

 

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!