Novas regras do Pix entram em vigor a partir de novembro  

Descubra as novas exigências de segurança e evite surpresas nas suas transferências  

18/10/2024 ÀS 17H07
- Atualizado Há 9 minutos atrás

As novas regras do Pix passam a valer partir do dia 1º novembro de 2024. A nova política visa evitar fraudes e garantir mais segurança nas transações.  

Novas regras do Pix entram em vigor a partir de novembro  
A partir de novembro as instituições financeiras serão obrigadas a melhorar a segurança dos usuários – Créditos: Freepik

Com a virada do mês, transferências acima de R$ 200 só poderão ser feitas se o dispositivo celular ou o computar do cliente estiver previamente cadastrado no banco. Nos casos em que o aparelho não estiver cadastrado, o cliente terá um limite de R$ 1 mil por dia em transferências no Pix.  

Segundo o Banco Central (BC), a exigência de cadastramento é válida apenas para dispositivos novos ou que nunca foram utilizados para fazer Pix. Ou seja, caso você já utilize o seu aparelho para realizar transações via Pix, não deve se preocupar.  

📲Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Novas regras do Pix trazem mais segurança

A partir de novembro, as instituições financeiras serão obrigadas a melhorar a segurança dos usuários. Com base nas informações de segurança armazenadas pelo Banco Central, elas deverão adotar soluções de gerenciamento de fraude capazes de identificar transações Pix atípicas ou que sejam incompatíveis com o perfil do cliente. 

De acordo com o Banco Central exigência é apenas para dispositivos que nunca foram utilizados para Pix
De acordo com o Banco Central exigência é apenas para dispositivos que nunca foram utilizados para Pix – Crédito: Google

Por meio de canal eletrônico de amplo acesso, os bancos deverão manter seus clientes informados sobre os cuidados necessários para evitar fraudes. Também terão que verificar semestralmente, se os clientes têm registros de fraude nos sistemas do Banco Central. 

LEIA MAIS:

Ainda de acordo com o Banco Central, as novas regras do Pix, permitirão que as instituições financeiras tomem ações específicas em caso de transações suspeitas ou fora do perfil do cliente. Podendo aumentar o tempo para que os clientes suspeitos iniciem transações, e bloquear cautelarmente o recebimento de Pix. Nos casos em que houver suspeita forte ou comprovação de fraude, os bancos poderão encerrar o relacionamento com o cliente. 

 

Veja também

Acompanhe nossa programação ao vivo!